Luiz Durval concede entrevista e destaca trabalho da PMA

Infraestrutura
27/11/2014 13h59

Ao defender a administração do prefeito João Alves com dados, números positivos e apontando diversas soluções que sanaram problemas encontrados em obras, projetos mal elaborados e contratos rescindidos, o secretário municipal de Infraestrutura Luiz Durval Tavares, explicou à população aracajuana a seriedade e o rigor como tem sido investidos os recursos públicos, a forma republicana das relações com outros entes públicos e a parceria com organismos financiadores das obras que nos próximos anos serão executadas na capital.

Durante entrevista na tarde da última quarta-feira, 26, Luiz Durval fez uma explanação dos avanços na infraestrutura e o compromisso da atual gestão em modernizar com obras estruturantes todo o parque urbanístico de Aracaju. "O prefeito João Alves possui experiência administrativa e conhecimento técnico que o cacifa para fazer uma gestão extremamente eficiente. Ocorre que, quando assumiu, não esperava encontrar tantos equívocos e desorganização na parte de obras como posteriormente foi detectado. Para se ter uma idéia, mais de 30 obras foram encontradas paralisadas, com projetos mal elaborados e com empreiteiras querendo rescindir contratos", explicou Luiz Durval

O secretário continuou a entrevista destacando as realizações nestes quase dois anos de administração. "Hoje quem passa pelas praças Tobias Barreto e Camerino fica encantado com a beleza e o ambiente daqueles logradouros, e posso assegurar que estão entre as mais belas praças do Nordeste e as que mais equipamentos de lazer com maior acessibilidade já construídas", garante.

Mobilidade

A parceria entre a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para elaborar e implantar políticas e medidas que melhorem a mobilidade urbana foi destacada pelo secretário. "Entramos com a parte logística e de equipamentos e a SMTT elabora os projetos que readequam e criam novas possibilidades nos principais corredores de trânsito", destacando que, mesmo não sendo sua especialidade, o transporte coletivo precisa de mais investimentos para ganhar a simpatia da classe média e ampliar a cultura do uso deste tipo de transporte.

Luiz Durval destaca a importância do programa Rodando no Macio para a recuperação da malha viária que possui vida útil entre dez e quinze anos. "Foi um dos grandes acertos desta gestão. O Rodando no Macio tem tido resultados positivos, atendidos todos os bairros, logicamente atuando na região central, mas atendendo todas as demandas", explica.

Obras

Durval revelou que apenas em 2014 foram inauguradas 12 obras com impactos urbanísticos e sociais que marcarão a história recente da Aracaju, somando investimentos de R$ 95 milhões aplicados em infraestrutura, mobilidade urbana, urbanização, revitalização e reforma de espaços e prédios públicos, além de investimentos em políticas habitacionais, contemplando diversas áreas da capital e beneficiado a população.

O secretário enumerou também os projetos que estão em pleno andamento  nas várias etapas de elaboração, a exemplo da ampliação da avenida Euclides Figueiredo, a criação da nova avenida perimetral oeste, que se chamará Juscelino Kubitschek, a revitalização do Parque Augusto Franco, a construção do Edifício Garagem e o Camelódromo, a urbanização da área do Cais da 13 de Julho e outros investimentos com a marca de uma administração que se preocupa em conciliar urbanização com os valores sociais e culturais da população aracajuana.