USF Dona Jovem realiza palestras e consultas para homens do bairro Industrial

Saúde
28/11/2014 10h51
Início > Noticias > 62857

Em comemoração ao Novembro Azul, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, localizada no Bairro Industrial, realizou palestras voltadas para os homens atendidos na unidade. A ação aconteceu na noite desta quinta-feira, 27, e contou com mais de 80 homens que receberam orientações sobre os cuidados com a saúde. Na ocasião, foram realizados testes rápidos de HIV e Sífilis, aferição de pressão, verificação de glicemia, aplicação de vacinas, consultas médicas e de enfermagem, além de verificação do IMC (Índice de Massa Corporal).

De acordo com o gerente da Unidade, Wellington França, o Novembro Azul já está realizando várias ações durante todo o mês, mas ainda há dificuldade dos homens comparecerem à unidade. “Para estimular que os homens compareçam, nós convidamos os homens da Igreja São Pedro dos Pescadores, que participam do ‘Terço dos Homens’ e também chamamos a Associação de Pescadores daqui do bairro, além disso, convidamos os homens da comunidade. Como uma grande quantidade de homens trabalham durante o dia, solicitamos a Secretaria de Saúde em abrir a Unidade durante o período da noite para realizar essa ação”, diz o gerente.

Médicos, enfermeiros e assistentes sociais da Unidade auxiliaram na palestra falando sobre a importância dos homens realizarem consultas e exames para descobrir mais rápido o diagnóstico de doenças. “Nós falamos sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, sobre o risco da diabete e da pressão alta, que pode levar a um AVC ou um infarto. O objetivo é fazer com que o homem se previna do mesmo jeito que as mulheres vem fazendo suas prevenções”, explica a médica Adelaide Vieira.

Para o coordenador do Terço dos Homens, Claudonor Borges Souza, a ação foi importante para reunir os homens e fazer com eles tirem suas dúvidas em relação à saúde. “Fico feliz com o movimento Novembro Azul, porque antes falar da saúde do homem ainda era uma coisa oculta. A gente escutava falar em câncer de mama, mas com relação aos homens, não ouvia falar tanto como estamos ouvindo agora. Então esse movimento é importante para fazer com que os homens leigos fiquem sabendo da necessidade de realizar exames para descobri um câncer de próstata, por exemplo. Gostei do convite e dessa iniciativa, tanto eu como todos os homens que vieram estamos satisfeitos com o atendimento”.

O senhor José Alves de Menezes, que é hipertenso e diabético, se surpreendeu com a palestra e afirmou que fazer as consultas e exames valeram a pena. “Eu ouvi as orientações dos médicos e tirei minhas dúvidas. Eu faço parte do grupo de idosos e estou cuidando de minha saúde. Com essa ação de hoje consegui realizar vários exames que eu queria de uma vez só e ainda marquei consultas para vim outras vezes na unidade. Estou saindo daqui muito satisfeito, pois descobri que minha glicemia está normal e que a minha pressão, mesmo estando alta, pode ser controlada. Minha diabete já chegou a 250 e hoje estava 96, então eu saio daqui motivado a cuidar ainda mais da minha saúde”, ressalta.

Ao final das consultas, o grupo do Terço dos Homens realizou uma oração para agradecer a ação e todos os homens que estavam presentes foram servidos com um jantar e receberam brindes de escovação bucal.