Rondac apresenta balanço das ações do posto avançado no Médici

Guarda Municipal
28/11/2014 11h06

Após três meses da instalação do posto avançado da Ronda da Capital (Rondac) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) no Conjunto Médici, o grupamento apresentou um balanço das ações realizadas na comunidade durante o período.

Boa parte das apreensões de armas e drogas foram expostas à população em reunião realizada na sede do Conselho de Segurança. De acordo com o coordenador da Rondac, GM Dilson Tavares a Guarda Municipal tem contribuído com a segurança no bairro agindo dentro de suas atribuições. "Desde a nossa chegada ao Conjunto Médici pudemos contribuir de forma muito positiva com a comunidade através do patrulhamento preventivo dentro de nossas atribuições. Já pudemos contabilizar diversos flagrantes de tráfico de entorpecentes nas praças, apreensões de facas, de imitações e armas de fogo na operação que denominamos de saturação. Operação que consiste no patrulhamento permanente das áreas de responsabilidade da Guarda Municipal de Aracaju. Dessa forma sempre temos um efetivo de guardiões na rua atuando em toda a cidade, porém com uma atenção especial ao Conjunto Médici, onde atualmente está instalado nosso posto avançado", afirma Tavares.

Nesses três meses foram apreendidas 47 armas brancas, 03 imitações de arma de fogo, 03 armas de fogo, 175 trouxas e 05 blocos de maconha, 18 cápsulas de cocaína e várias pedras de crack. Entre outros foram registrados flagrantes por tráfico de drogas, assalto, invasão de domicílio e crime ambiental.

Cláudia Valéria, moradora do conjunto se mostra satisfeita com a presença e atuação da Rondac. "Parabéns à Rondac pela integração com a comunidade do Médici. Qualquer suspeita da atuação de criminosos enviamos a denúncia inclusive por watsapp e a ação da GMA é imediata. Pudemos comprovar o fruto dessa integração através das apreensões aqui apresentadas", declara Cláudia.

Duas viaturas e cerca de 40 guardiões compõem o atual efetivo da Rondac que além de atuar no Médici estende suas ações para a prevenção de crimes no sistema de transporte público da capital e o combate ao tráfico de drogas nas praças. Carlos Costa, presidente do Conselho de Segurança do Médici se mostra satisfeito com os resultados e conclama a população para auxiliar no trabalho da GMA. "A população aprova a atuação da Rondac no Médici. As praças estão mais seguras, eles estão sempre presentes afugentando a marginalidade. A cada dia uma apreensão. Qualquer ocorrência eles estão sempre disponíveis. Cabe a nós agora fazer nossa parte e continuar contribuindo com o trabalho deles em nossa comunidade", conclui.

A sociedade aracajuana pode contribuir com o trabalho da GMA fazendo denúncias de crimes nos espaços públicos municipais como praças, terminais de integração, unidades de saúde, mercados e escolas e seus arredores. As denúncias são sigilosas e as ligações para o telefone 153 são gratuitas.