Mutirão de ultrassonografia atende cerca de 500 pessoas em nove semanas

Saúde
01/12/2014 16h22

Nesta segunda-feira, 1º, a Prefeitura de Aracaju realiza mais um mutirão de Ultrassons no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos. Até o final do dia devem ser feitos cerca de 50 procedimentos. A ação dá continuidade ao sistema de mutirões que a Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo desde setembro, visando reduzir as filas de espera por exames e consultas com especialistas que atendem pelo SUS. Desde que foram iniciados, os mutirões já beneficiaram cerca de 500 pessoas.

O coordenador da Rede de Atenção Especializada (REAE), José Soares, destaca que o objetivo dos mutirões tem sido alcançado. "Temos dado prioridade às pessoas que estão há mais tempo na fila de espera, e estamos retirando desta fila cerca de 50 pessoas semanalmente. Além disso, continua o atendimento normal, onde são ofertados por semana cerca de 180 procedimentos", disse Soares.

A balconista Roseane dos Santos foi uma das beneficiadas pelo mutirão desta segunda-feira e elogiou o atendimento. "Fui muito bem atendida. Me ligaram informaram o dia e o local do procedimento e hoje já estou aqui realizando o exame". Assim como Roseane, desde o dia 26 de setembro desse ano, quando foi realizado o primeiro mutirão de exames de ultrassonogafia, até esta semana, cerca de 500 pessoas foram atendidas.

O mutirão foi planejado através do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) e da coordenação dos Centros de Especialidades Médicas. Os atendimentos oftalmológicos acontecem sempre aos sábados no Cemar do conjunto Augusto Franco, das 7h às 17h, e o de ultrassonografias às segundas-feiras, no Cemar do bairro Siqueira Campos, das 7h às 12h e das 14h às 17h.