Garantir a correta destinação de pneus é uma ação importante para redução dos índices de infestação de dengue. Numa parceria entre o Programa Municipal de Controle a Dengue (PMCD), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos (Anip), Aracaju possui um sistema de coleta de pneus destinados à reciclagem. Do mês de janeiro até novembro passado foram recolhidos 60.461 pneus.
Atuando em 200 pontos de coleta, a Saúde de Aracaju, através do Programa de Combate à Dengue faz vistorias em borracharias e ferros velhos da capital. "O pneu é um dos mais potentes criatórios de larvas do Aedes aegypti. Desta forma estamos acabando com o berçário dos mosquitos transmissores, consequentemente diminuindo o número de pessoas doentes em nosso Município. Além desta ação de coleta contamos com a visita diária dos Agentes de Endemias em milhares de residências entre outras ações preventivas", disse a coordenadora do Programa, Taíse Cavalcante, frisando que este trabalho complementa a ação de combate tanto a dengue quando a Chikungunya.
Na capital, de janeiro até o final do mês passado foram notificados 1.630 casos de dengue (sendo 815 confirmados). Segundo estatísticas do Ministério da Saúde, o número de casos esperados de dengue em Aracaju (para o ano de 2014) foi estipulado em 12.292, porém, foram confirmados 815 casos (o que corresponde a 7% do índice previsto).