Feira de Ciências movimenta alunos da Escola Municipal Freitas Brandão

Educação
03/12/2014 14h58

Ao longo do tempo a ciência é considerada uma importante e fundamental fonte de contribuição para o desenvolvimento da humanidade. A partir do conhecimento científico é possível questionar a realidade de maneira contundente e entender as incríveis relações que envolvem o mundo. Nesta perspectiva, a sala de aula exerce um papel essencial na formação crítica do cidadão. Foi pensando nesse contexto que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Freitas Brandão realizou, na tarde da última terça-feira, 2, a I Feira de Ciências.

Cerca de 120 alunos do 6º ao 9º ano participaram das atividades, que envolveram diversos assuntos relacionados à ciência, como meio ambiente, alimentação, energia e saúde. "O mais interessante de todo esse trabalho foi a participação efetiva dos estudantes. Foram eles que provocaram a realização da feira de ciências e também sugeriram os temas para exposição. Isso é gratificante", ressaltou Irane Gonçalves, professora de Ciências.

De acordo com a professora, a escola deu todo o apoio para a realização do evento. O mais interessante, segundo Irane, foi o interesse dos alunos. "Nós deixamos eles bem à vontade para a escolha do tema. Fizemos isso para manter a afinidade com o assunto e explorar melhor o conhecimento sobre determinada área. Tivemos tópicos bem diversificados, como energia eólica, saúde do corpo humano, alimentação saudável, código genético, extinção dos dinossauros, vida marinha, entre outros", comentou.

Cleberson Carvalho, 12, aluno do 6º ano, fez uma maquete sobre a importância em preservar o meio ambiente. "A gente não pode cortar as árvores, principalmente aquelas que estão perto dos rios", disse. Já Érica Vitória fez uma pesquisa sobre a vida marinha. "Temos muitos animais aqui, como a água-viva, estrela do mar e pepino do mar. Sabemos que não podemos tirar esses animais do mar", enfatizou.