Abrindo as comemorações do mês de dezembro da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (SEMFAS), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Jardim Esperança promoveu um evento especial, na tarde da última quinta-feira, 4, para o grupo de idosos do São Conrado na Unidade Socioeducativa (USE) do bairro. Na ocasião, cerca de 80 idosos apresentaram uma peça teatral sobre o nascimento de Jesus Cristo e entoaram cânticos religiosos.
Segundo a coordenadora do CRAS Jardim Esperança, Patrícia Figueiredo, o trabalho feito com os idosos é contínuo e ocorre através de dinâmicas, intervenções técnicas e entretenimento. “Todo mês trabalhamos um tema focado no idoso, como nutrição, depressão e melhoria da qualidade de vida. Fechamos 2014 com esse evento maravilhoso e a participação efetiva de todos, seja no teatro ou no coral. Em 2015, esperamos aumentar o número de cursos e atividades”, destaca.
Novas experiências
Foi a primeira vez que os idosos do São Conrado participaram de uma apresentação teatral. A ideia partiu da educadora social Maria Ilustra, que começou a trabalhar recentemente com o grupo e viu na ação uma forma de expor outras habilidades dos idosos. “Hoje, apresentamos a peça ‘Ato de Natal’ com nosso grupo intitulado Renascer. Com essa peça, eu queria mostrar que eles também são capazes de representar. Pretendemos ampliar esse trabalho em 2015”, ressalta Ilustra.
Maria dos Prazeres, membro do novo coral, revelou que participar do grupo trouxe uma mudança de rotina e alegria aos dias de cada participante. “Esse grupo mudou minha vida para melhor. Perdi meu filho há cinco meses e aqui voltei a sorrir. É muito bom poder estar aqui. Esquecemos dos problemas”, afirmou.
Para Oyama Souza Pinto, que representou um dos três Reis Magos na peça, o grupo de idosos é uma forma de fazer novos amigos e compartilhar a vida. “Como nessa turma praticamente todos são da mesma idade, a gente se entende perfeitamente, por isso criamos novos amigos. Essa apresentação é um momento muito gratificante para todos porque somos os protagonistas”, revela.
Além das apresentações, o evento contou com um momento de confraternização com outros idosos da comunidade e distribuição de lanche. A próxima festividade do CRAS Jardim Esperança ocorre na próxima quarta-feira, 10, com o Grupo de Idosos do Luzia.