Sema encerra a semana com plantio de hortas verticais em escolas

Meio Ambiente
05/12/2014 15h10

Integrado ao Projeto da Caixa Econômica Federal, o plantio de hortas verticais em escolas municipais tem sensibilizado crianças e professores a preservarem o ecossistema. As atividades foram desenvolvidas durante este ano pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), que somente esta semana visitou e implantou a horta vertical em três escolas da rede pública e em uma instituição beneficente.

"As crianças plantaram alface, coentro, tomate, salsa, agrião, cenoura, cebola, cebolinha e melancia nos colégios Áurea Melo Zamor, Irene Romão e Vitória do Santa Maria. O Instituto Beneficente Emannuel (Ibem) também recebeu o plantio. A atividade é uma continuação do eixo Plantando Semente, Germinando Qualidade e Colhendo Saúde", declara Alana Vasconcelos, coordenadora de Educação Ambiental da Sema.

O Projeto de Educação Ambiental foi inserido no cronograma letivo e iniciou em 17 de fevereiro. A programação é lúdica e voltada para coleta seletiva, uso racional da água, horta vertical, arborização, preservação do patrimônio público e formação de guardião ambiental mirim. "É muito gratificante trabalhar com as crianças. Principalmente, porque podemos mostrar para elas a importância de cuidar do ecossistema, preservando, assim, diversas espécies, ou seja, a vida. Este é o nosso trabalho diário", explica a coordenadora.

Sobre o plantio de hortas verticais nas escolas, Alana Vasconcelos diz que as atividades obtiveram excelentes resultados graças ao total envolvimento da secretaria municipal e dos professores, diretores e coordenadores pedagógicos. "Sem dúvida, a integração da Secretaria Municipal da Educação foi essencial para alcançar resultados positivos. Desde o início, a Semed se mostrou interessada em contribuir com o meio ambiente através da sensibilização das crianças. Este é um passo que Aracaju dá para construir uma Política Municipal de Educação Ambiental, envolvendo, assim, todos os atores sociais", acrescenta.