Prefeito em exercício prestigia abertura dos Jogos Sulamericanos Escolares

Juventude e Esporte
05/12/2014 22h22

Começou hoje, 5, a 20ª edição dos Jogos Sulamericanos Escolares. A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio Constâncio Vieira com o desfile das 11 delegações participantes e a presença de autoridades, como o prefeito em exercício José Carlos Machado, que prestigiou o evento ao lado do ministro dos Esportes Aldo Rebelo.  As competições acontecem até o dia 11 de dezembro e, com isso, Aracaju se torna a capital dos Jogos Escolares.

Aproximadamente dois mil atletas com até 15 anos de idade participam dos Jogos durante os sete dias de disputa. Essa é a segunda vez que o Brasil sedia o evento. Nesta edição os jovens competirão em 10 modalidades, entre elas, futsal, vôlei e natação. A seleção brasileira está representada por 214 pessoas oriundas de 18 estados.

José Carlos Machado destacou a importância da realização dos Jogos Sulamericanos Escolares dizendo que já está pensando em transformar Aracaju na capital do esporte amador. "A menos de um mês realizamos os Jogos Universitários Brasileiros com a participação de mais de quatro mil pessoas e no próximo ano realizaremos o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Escolar. A parceria entre Prefeitura de Aracaju, Governo do Estado e Ministério dos Esportes é bastante saudável. Penso que temos tudo que é preciso para que Aracaju seja referência quando se trata de esporte amador", revelou.

O evento é promovido pelo Conselho Sul-Americano de Desportes (CONSUDE) do qual o Brasil faz parte através da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), presidida atualmente pelo sergipano Antônio Hora Filho. Durante a abertura dos Jogos, Antônio Hora disse que houve pouco tempo para a realização dos jogos, mas que existe uma grande vontade de acertar. "Não faremos  a melhor edição, mas sim aquela que dará mais amor para os nossos irmãos da América do Sul. Faremos uma competição destacando a hospitalidade do povo aracajuano", garantiu.