Guarda Municipal realiza 1º Open de Natação

Guarda Municipal
11/12/2014 09h08

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) promoveu nesta quarta, 10, o 1º Open de Natação na piscina semiolímpica do Centro de Treinamento (CT/GMA) da instituição. A competição reuniu mais de 60 atletas, estudantes de escolas particulares, integrantes de equipes de natação e guardas municipais(GMs) em um revezamento de 1h30m, com nado livre. As três equipes - cada uma composta com aproximadamente 20 participantes - receberam premiação.

Os primeiros colocados - com atletas das academias Agitação, Nadart e do Colégio Salesiano - alcançaram os 7.650 metros. O segundo lugar, com a marca de 7.200m, coube à equipe composta pelos GMs e estudantes do Colégio Bom Pastor. O terceiro lugar fechou os 7.100m, apenas com nadadores do colégio Bom Pastor.

O Open de Natação contou com atletas de diversas categorias, da mirim a sênior e, de acordo o árbitro da Federação Aquática de Sergipe, Suamy Gonzaga - um dos organizadores do evento, a proposta foi promover uma competição que atendesse a um número maior de participantes, proporcionando interação entre os atletas. "Esse evento foi pensado junto com a coordenação do CT/GMA, dos quais somos parceiros, com o intuito de organizar um evento de confraternização entre os praticantes de natação no estado", detalhou.

Segundo um dos coordenadores do CT/GMA, GM Fábio André, a ideia surgiu da necessidade de se promover um evento isolado da modalidade no espaço. "Nós já promovemos competições de judô, jiu-jitsu, futsal, mas estava faltando contemplar a natação. Com o apoio do professor Suamy, do colégio Bom Pastor, conseguimos promover este 1º Open. O nosso maior objetivo é divulgar o esporte entre nossos alunos e parceiros da comunidade", detalhou.

Referência no esporte

O CT-GMA foi idealizado há pouco mais de um ano pela direção da GMA em atendimento a uma antiga solicitação da corporação. No seu início, a proposta foi implantar um espaço voltado para o condicionamento físico e o bem-estar dos guardiões e de seus familiares. Porém, o projeto foi mais além e, de acordo com o diretor adjunto Capitão Jonatas Souza, o CT/GMA já vem se estabelecendo como uma referência para o esporte do Estado.

"Apesar de um ano de existência, o CT da GMA já está demonstrando maturidade no esporte. Esse Open é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido, que transpassou a oferta de modalidades esportivas e atualmente é um espaço de divulgação esportiva. Já apoiamos e sediamos competições de peso de taekwondo, karatê e, recentemente, recebemos uma referência no Jiu-Jitsu brasileiro, o atleta Paulo Miyao", disse o capitão.

A secretária Municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, recepcionou os atletas e agradeceu a participação de todos na competição. "Esse evento é um momento de lazer e nos mostra que estamos trilhando o caminho certo. Pois, quando idealizamos esse Centro de Treinamento, a proposta foi unir os guardas, familiares e alguns segmentos da sociedade. Hoje o local agrega muitos parceiros e isso traduz muito bem a ideia de que a Guarda de Aracaju é uma instituição cidadã, que está junto do seu maior bem: o cidadão", declarou.

O GM André Luiz Barreto foi um dos representantes da GMA no 1º Open e revelou que ele, junto com coordenador do posto em que atua, mobilizou o colegas para montar a equipe. Diante do resultado positivo, disse que vai se organizar para praticar duas modalidades no CT: o jiu-jitsu e a natação. "A experiência neste Open de Natação foi maravilhosa e nos possibilitou uma aproximação diferente da comunidade. Esta é uma oportunidade incomensurável. Saio daqui ciente da necessidade de largar o sedentarismo e partir para a prática da atividade física", falou.