Diagnóstico e Plano de Gestão Socioambiental da Sema é concluído

Meio Ambiente
12/12/2014 14h16
Início > Notícias > Diagnóstico e Plano de Gestão Socioambiental da Sema é concluído

Nesta manhã, 12, aconteceu na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a quinta reunião da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), para discutir o fechamento do diagnóstico. Na oportunidade, estava presente a comissão composta por representantes da coordenadoria de Educação Ambiental; os departamentos de Administração e Finanças, Licenciamento Ambiental e Controle Ambiental; ainda as assessorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e Assessoria de Comunicação da Sema.

"O encaminhamento do diagnóstico vai ser fechado. A partir dele, vamos compreender nossa instituição, a Sema. Se queremos dar um exemplo de excelência e gestão ambiental, precisamos começar pela nossa casa e pelo nosso local de trabalho, orientando outros órgãos a trabalharem a responsabilidade socioambiental, desenvolvendo uma experiência diária", informa o coordenador da A3P, Cleverton Costa Silva.

O coordenador informa ainda o que os membros da comissão gestora já tiveram acesso. "A comissão está ciente do que foi feito no diagnóstico, os estudos, a extração dos dados fornecidos pelo Departamento Administrativo e Financeiro (DAF) e pelos outros setores. O plano de Gestão Socioambiental está em construção, como o plano de ação e o plano de trabalho que foi enviado ao MMA, em que exige outra questão, como a identificação de outros recursos disponíveis, e essa questão ainda está em aberto pelo exercício financeiro de 2015", completa.

Na reunião, também foram discutidas as diretrizes dos eixos: Uso Racional de Recursos Naturais e Bens Públicos; Práticas Ambientalmente Corretas e Gestão de Resíduos; Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho (QVT); Sensibilização e Capacitação dos Servidores; Política de Compras e Licitações Sustentáveis; Construções Sustentáveis e Comunicação e Campanhas Institucionais.

"No que concerne ao eixo "Comunicação e Campanhas Institucionais", iremos traçar um plano de ação que atenda as demandas da comissão gestora da A3P. A mobilização social será feita com divulgação de peças publicitárias; produção de cartilhas com orientações importantes, inclusive, de netiqueta e de orientação de fluxo de dados virtuais. Caberá ainda a Ascom da Sema realizar e difundir campanhas internas e externamente voltadas aos 5R e ao exercício da responsabilidade socioambiental", explica a chefe da  Assessoria de Comunicação da Sema, Sheyla Morales.