Encerramento de programas educacionais na Emef Orlando Dantas

Educação
12/12/2014 15h59
Início > Noticias > 63032

Com apresentações de trabalhos manuais, esportivos e musicais, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jornalista Orlando Dantas encerrou na manhã desta sexta-feira, 12, as atividades dos programas Mais Educação e Escola Comunidade (Escola Aberta), ambos programas do Ministério da Educação (MEC) que objetiva  mostrar para a comunidade a qual a escola está inserida como os programas são trabalhados. Participaram do evento os alunos do 1º ao 9º anos, pais e comunidade do bairro Veneza.

O programa Mais Educação trabalhado na Emef Orlando Dantas compõe as oficinas de  Judô, Esporte e Lazer, Banda da Fanfarra, Rádio Escolar, Orientação de estudos e leitura e é coordenado pelo professor José fraga Santos Filho. No Escola Aberta é trabalhado a Dança, Futsal, Capoeira e Artes Marciais e é coordenado pelo professor Jozivaldo de Oliveira Santos.

A diretora adjunta, Soray Brito Dantas Sobral, esclarece sobre a preocupação de dar uma resposta a comunidade a respeito das atividades que os alunos estão desenvolvendo. "Os alunos estão expondo sobre como cada oficina é trabalhada, como artesanato, pintura, esportes e música. Os pais ficam muito satisfeitos ao ver estes resultados. Temos mães que trabalham o dia todo e estas se sentem seguras por saberem que seus filhos passam o dia todo na escola fazendo atividades, tirando estas crianças de uma zona de risco", enfatiza.

Na oficina de rádio-escola, ministrada por Tiago Alcântara Menezes, são passados conteúdos teóricos como práticos e contém uma aparelhagem específica, a exemplo de uma mesa de oito canais e um transmissor de alcance interno. "A nossa programação é composta por músicas, as quais são escolhidas pelos alunos, como também, informativos sobre os mais variados temas", diz o oficineiro.

O aluno do 5º ano, Jeferson Jesus da Conceição, participa de todas as oficinas do Programa Mais Educação e da oficina de dança, do Programa Escola Aberta. "Eu passo o dia todo na escola, almoço, tomo banho e lancho e gosto muito das oficinas, porque eu sei que estou aprendendo cada vez mais. Sinto mais vontade de aprender e eu gosto muito do futebol", diz.

Lucivania dos Santos, mãe do aluno do 3º ano Victor Luan, que integra de todas as oficinas do Programa Mais Educação, estava muito satisfeita ao vê-lo se apresentar na fanfarra. "Victor passa o dia todo na escola e eu fico muito tranquila, pois ele está se desenvolvendo bastante. Cada dia aprende conteúdos novos", conclui Lucivania.