Mais uma ação do Programa Pró Mulher...Pró Família foi realizada neste sábado, 13, no bairro Porto D'Antas. Desde as primeiras horas do sábado, a população do bairro e adjacências (Coqueiral, Japãozinho, Ponta da Asa, dentre outros), puderam realizar exames preventivos de câncer do colo de útero, testes rápidos de HIV, aferição da pressão arterial e taxa de glicemia, exames oftalmológicos e outros serviços.
O programa, tem o intuito de levar à população, a importância da prevenção do câncer do colo do útero, e é uma realização da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), que participou desta quinta edição do Pró Mulher.
Para melhor atender a população, as ações estavam concentradas em três polos. As marcações de exames e coletas foram realizadas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); Os exames de glicemia, DST, transvaginal e aferição da pressão arterial, na Unidade de Saúde da Família (USF) Porto D'Antas; e os exames oftalmológicos estavam concentrados na unidade da Fundat. Todos os serviços foram disponibilizados até às 17h do dia 13.
A secretária da Família e Assistência Social, Selma Mesquita, garantiu o atendimento de todas as mulheres que procuraram atendimento. "Atenderemos todas as mulheres que se dirigem até os locais onde estão sendo feitas as ações de prevenções e os exames. Agradecemos a Secretaria da Saúde, é ela quem sempre nos dá todo apoio e hoje temos também a participação da Fundat, que cedeu o prédio da unidade do Porto D'Antas para que pudéssemos realizar os exames oftalmológicos", diz.
Para a dona de casa Maria Santos, moradora do Porto Dantas, o cuidado é fundamental e oportunidades como o Pró Mulher não aparecem todos os dias." Achei bom, vir aqui e fazer os exames, tudo muito prático e rápido. E quero dizer as mulheres que não puderam vir, que é bom se cuidar enquanto não se está doente, porque depois pode ser tarde demais", alerta Cícera.
Para Gláucia Guerra, presidente da Fundat, "esta é a primeira vez que a Fundat está participando do Pró Mulher, que é uma ação específica de assistência e saúde, e para poiar esse projeto, estamos cedendo todas as instalações da Unidade de Qualificação profissional do Porto D'Antas, para que seja possível tornar o trabalho dos profissionais e o atendimento a população mais confortável. Na nossa unidade estão sendo realizados os exames oftalmológicos, um dos mais requisitados do programa, e estou impressionada com todo o trabalho feito pela equipe da secretária Selma Mesquita e demais secretarias envolvidas no Pro Mulher, desde a logística até a realização dos exames, tudo feito com muito zelo e precisão para cuidar das mulheres que buscam a assistência deste grande projeto", comemora Gláucia.
A idealizadora do Pró Mulher, a senadora Maria do Carmo Alves, espera que em 2015 o programa seja estendido para mais bairro da capital. "Esperamos estender o Pro Mulher para todos os bairros da capital, porque este projeto é de extrema importância para a prevenção e o combate dos cânceres do colo do útero e de mama. Infelizmente nem todos os posto de saúde da rede municipal oferecem estes tipos de exames, então o Pró Mulher surge como um reforço a rede de saúde do município", ressalta a senadora.
O câncer do Colo do útero é considerado um problema de saúde pública, e foi responsável pelo óbito de 265 mil mulheres no mundo em 2012. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, entre 2014 e 2015, sejam diagnosticados 15.590 mil novos casos de câncer do colo do útero.