Auto de Natal da GMA reúne estudantes de escolas públicas na Sementeira

Guarda Municipal
13/12/2014 08h45

O nascimento do Menino Jesus e a importância do amor e respeito ao próximo foram a principal mensagem passada na tarde desta sexta-feira, 12, pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) a estudantes das Escolas Municipais Raquel de Cortez e Elias Montalvão, durante o primeiro Auto de Natal da instituição. O evento ocorreu no Parque Augusto Franco (Sementeira) e reuniu mais de 70 pessoas entre alunos, professores, guardas municipais (GMs) e visitantes. O objetivo foi encerrar o ciclo de intervenções do Programa Anjos Azuis realizadas durante este ano.

A programação iniciou com a apresentação do Teatro os Cones da SMTT, que encenou a história de um menino que ficou órfão em virtude de um acidente de trânsito. Ele, que não conhecia Jesus, foi parar numa fábrica de brinquedos, onde descobriu que ter sobrevivido ao acidente foi um milagre e passou a entender mais sobre o Filho de Deus e os seus milagres.

Na sequência, os presentes assistiram à orquestra
de Metais e Percussão da EMEF José Conrado de Araújo. O encerramento ficou por conta do Teatro de Bonecos da Guarda Cidadã que trouxe uma história inédita de dois alunos que mentiram para a turma, escondendo os presentes de Natal, causando muita discórdia na sala de aula. Porém, após os ensinamentos da professora e do Guarda Josué, eles revelaram a verdade e passaram a entender que o mais importante no Natal é amar ao próximo.

A produtora do grupo Os Cones, Tetê Nahas, disse que o objetivo maior da apresentação foi unir o espírito do Natal com a necessidade de despertar o público para o respeito ao próximo no trânsito. De acordo com ela, a falta de atenção vem acarretando em mortes, que poderiam ser evitadas se os cidadãos fossem mais conscientes e cuidadosos.

"O público assistiu a toda trajetória de Jesus Cristo, porque é o maior tema do Natal. Além disso, eles saíram daqui sabendo que têm que respeitar a si próprio e ao cidadão à sua frente, porque o trânsito mata e está faltando o carinho, o companheirismo e a presteza de poder estar atento não só para você, como também para os outros. Espero que a peça tenha emocionado", comentou a produtora.

A coordenadora pedagógica da EMEF Elias Montalvão, Caroline Teixeira disse que o Auto de Natal da GMA foi muito importante, porque para os estudantes ficou claro o verdadeiro motivo do Natal, bem como a valorização da fé. "Espero que os nossos alunos compartilhem esta mensagem que a Guarda quis passar. O trabalho que os GMs desenvolvem junto às escolas é muito importante, porque eles ensinam tanto a cuidar do patrimônio, quanto a valorizar a escola e o que ela oferece, demonstrando o valor dela na vida os alunos", opinou.

A estudante Keise Letícia Santos, de 10 anos, ficou bastante feliz em participar do evento e destacou as lições aprendidas. "Os bonecos me ensinaram que não podemos mentir e que devemos obedecer aos pais e aos professores. Aprendi também que o mais importante do Natal é o nascimento de Jesus e não os presentes que a gente ganha", disse.

Os projetos que compõem o Programa Anjos Azuis retomam as atividades no início do período letivo de 2015. O diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, falou que o Auto de Natal foi uma forma de contemplar o público, com o qual os GMs trabalharam ao longo do ano, pregando os valores da cidadania e da dignidade humana.

"Nós temos que fazer uma reflexão profunda deste trabalho de construção da cultura da paz, de uma sociedade mais justa e mais igualitária. A Guarda Municipal tem demonstrado, no decorrer da sua existência e com maior ênfase neste dois anos de gestão, que além de trabalhar nesta perspectiva de uma segurança plural, também tem atuado na valorização da cidadania. A mensagem que deixo é que a instituição continue assim, com esta manifestação de interesse coletivo, mostrando à sociedade aracajuana que a Guarda Municipal é formada por homens e mulheres de valores intelectuais e culturais, com sentimento de religiosidade ímpar, traduzido neste Auto de Natal", concluiu.