A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) realizou a segunda etapa do projeto de arborização no Conjunto Beira Rio, e foi de porta em porta sensibilizando os moradores. Na ocasião, os moradores assinaram o termo de compromisso e responsabilidade para a plantação de árvores no conjunto. A equipe de Controle Ambiental esteve presente dando orientações de manejo aos moradores e a equipe de Educação Ambiental deu apoio à ação.
A arborização compreende três etapas: a "Caracterização do Espaço Físico Disponível"; a "Sensibilização" e o "Plantio e Manutenção". Nesta última serão consideradas a posição das redes aéreas e subterrâneas de serviços e o afastamento das construções e sinalizações. Os moradores deverão realizar a irrigação periódica das mudas em desenvolvimento assim que forem plantadas, de forma lenta, evitando assim a formação de poças ou super-irrigação; remover também galhos competidores e seguir a dominância da árvore, fazendo a poda de limpeza de galhos quebrados, infestados ou infectados; manter estacas ou proteções utilizadas no plantio para prevenir danos à árvore; aplicar fertilizantes de dispersão lenta sobre toda a área de entorno das árvores; e controlar ervas daninhas, utilizando cobertura morta.
"As ruas do conjunto não possuem cobertura arbórea, o que prejudica a qualidade de vida da população local. Com o projeto de arborização, a qualidade de vida da comunidade vai melhorar. Daremos as mudas, faremos todos os aspectos necessários e fundamentais para melhorar a arborização do conjunto", afirma o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.