O espírito natalino já chegou aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) João de Oliveira Sobral e Dr. Carlos Fernandes de Melo, localizados no Santos Dumont e Lamarão, respectivamente. Na última sexta-feira, 12, as equipes e os educandos das duas unidades de Proteção Social Básica comemoraram a chegada do final de ano com Papai Noel, apresentações de música e dança, lanche e brincadeiras.
Música e dança
Ao adentrar o CRAS João Oliveira Sobral, na manhã da última sexta, o clima de festa era perceptível. O grupo de idosas se destacava com vestimentas que incluíam saias de chitão, demonstrando que um grande espetáculo estava por vir. As crianças e adolescentes vestiam camisas que traziam em destaque o tema da festa: o Natal.
E foi assim no decorrer da manhã: as crianças e adolescentes apresentaram um coral natalino com direito a coreografia. O grupo de idosas mostrou que ainda tem fôlego de sobra. Durante cerca de 20 minutos, acompanhadas de um percursionista, apresentaram danças folclóricas, como samba de coco, guerreiro e reisado.
A coordenadora do CRAS Lamarão, Patrícia Lobão, aproveitou a ocasião para destacar a importância da festa e expor as expectativas para 2015. "Tentamos sempre fazer algo diferente. Uma situação em que todos participem, por isso juntamos os idosos, as crianças e os adolescentes. Em 2015, vamos ter a renovação do contrato do Segundo Tempo, que os educandos gostam bastante, com atividades esportivas mais incrementadas", declarou.
Chegada do Papai Noel
Já na tarde da última sexta, a quantidade de pessoas presentes no CRAS Dr. Carlos Fernandes de Melo demonstrava que algo iria acontecer. Após as apresentações de teatro e de dança dos grupos de crianças, adolescentes e idosos do Lamarão, o público presente no evento foi convidado a ir à Avenida Paulo Figueiredo, em frente ao CRAS, para a chegada do Papai Noel.
Cerca de 150 pessoas participaram da festa. A dona de casa, Maria Santos, estava ansiosa para que o sobrinho falasse com o Papai Noel. "Não temos oportunidade de ter uma festa como essa. Gostamos muito desse CRAS e principalmente dos cursos que tem para podermos aprender mais", revelou.
Segundo a coordenadora do CRAS Lamarão, Luciana Prado, 2014 foi um ano rico em atividades para os grupos de convivência. "Foi um ano muito rico em atividades com os grupos de convivências de 0 a 17 anos e os idosos. Em janeiro, faremos um planejamento junto com a Semfas para verificar quais atividades serão feitas. Esperamos por cursos do Pronatec e do Fundat para a nossa comunidade", afirmou.