Dois judocas do Bolsa Atleta são convocados para a seleção brasileira

Juventude e Esporte
15/12/2014 18h35
Início > Noticias > 63061

Dois judocas do Aracaju Bolsa Atleta, programa desenvolvido pela Secretaria de Juventude e Esporte (Sejesp), prometem levar o nome de Sergipe ainda mais longe. Fernanda Melo, 14 anos, e Eduardo Logan, 19 anos, venceram a seletiva nacional da modalidade, realizada em Salvador nos dias 6 e 7 de dezembro, e seguem para 2015 como atletas da Seleção Brasileira nos tatames mundo afora.

Após enfrentarem uma larga concorrência - mais de 900 esportistas participaram da seletiva na Bahia - os sergipanos já têm data de estréia certa para representar o nosso país. Em março, a dupla já embarca para Alemanha para disputar a primeira competição.  Mas se engana quem pensa que foi fácil chegar lá.

"Existem muitas meninas mais velhas e experientes em eventos como o que participei, eu acabei indo apenas para ver como é que funcionava, e com esforço ganhei. Foi incrível, me senti importante, mas minha responsabilidade aumenta ainda mais daqui pra frente. As competições ficam mais sérias, muda tudo", conta Fernanda.

A judoca, que pratica o esporte há nove anos, enxergou nas seletivas a oportunidade de concluir seu belo desempenho em 2014. A atleta ficou em 3º lugar no Jogos Escolares Brasileiros, em  5º no Brasileiro, Sub 15, além de ter conquistado outras 15 medalhas em competições pelo país. "Este foi um dos meus melhores anos, tive resultados bem melhores que em 2013. E a seleção brasileira fechou tudo com chave de ouro", diz.

Eduardo não fica para trás, considerado um dos grandes nomes da nova geração de judocas sergipanos, já havia participado das seletivas outras três vezes, em 2011, 2012 e 2013. O resultado mais expressivo até então tinha vindo em 2012, quando alcançou o 5º lugar. "Foi a competição do ano, a expectativa era a maior do mundo, é algo que se espera, que eu tentei muito antes. Foi a realização de um sonho", relatou o atleta.

Logan também teve um desempenho irrepreensível em 2014, tendo se consagrado campeão brasileiro de lutas universitárias, campeão brasileiro no regional, bicampeão da Copa Minas e medalha de prata nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).  "Abdiquei de muita coisa e treinei muito. Musculação e judô todos os dias, acho que tudo que aconteceu foi fruto da dedicação. E deu certo", fala.

Bolsa Atleta

E ao contar suas trajetórias, os esportistas fizeram questão de destacar um ponto em especial. "O Bolsa Atleta me ajudou muito, principalmente nas viagens, que não são baratas. Hoje eu tenho autonomia, posso decidir quando e onde vou competir", afirma Eduardo, bolsista há três anos.
Fernanda, estreante no programa, complementa. "A vida de atleta é muito difícil, cara e você sempre precisa de apoio para levar isso profissionalmente. O Aracaju Bolsa Atleta é um grande parceiro, além de mostrar porque você está no programa, tem que também  se manter em desenvolvimento e melhorar sempre", concluiu a judoca.

Recepcionando os atletas em seu gabinete, o secretário Carlos Eloy comenta a alegria de assistir a evolução de cada bolsista. "Quando investimos o dinheiro de maneira correta o resultado sempre aparece. Somente neste ano tivemos vários bolsistas que integraram na seleção brasileira de suas modalidades e a tendência será ampliar ainda mais. Edu e Nanda são grandes exemplos disto", relata o gestar comentando o sonho de assistir um bolsista nas Olimpíadas 2016.