Integrar arte e educação foi a grande jogada da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo, da Prefeitura de Aracaju (PMA), para aumentar o nível educacional da instituição, além de fazer com que os alunos descobrissem novos dons. Os esforços valeram tanto a pena que ontem, 18, a Banda de Metais e Percussão do colégio compõe a programação do Natal do Centro.
O diretor-geral da EMEF, Pedro de Santana, conta que, se dedicar à banda, garantiu muitos avanços para a escola. "Quando nós assumimos a escola, a banda marcial estava sucateada. Reequipamos a banda com instrumentos e uniformes novos. Percebemos, a partir daí, que os nossos alunos tinham uma aptidão muito grande para a música. Com esse projeto nossos alunos melhoraram as notas e o comportamento também", revela.
A banda surgiu através da necessidade de elevar a auto-estima dos alunos, segundo o diretor. A banda de Percussão já faz o maior sucesso na comunidade local e não é a única no colégio. "Inserimos a banda de flauta doce também. Essa banda tem apenas três meses de iniciação, mas as crianças já mostraram muita habilidade com o instrumento", conta Pedro.
Liliane dos Santos é aluna do José Conrado e tem apenas 14 anos. Apesar de ter começado com a banda desde o início, o friozinho na barriga na hora das apresentações ainda existe. "Tentei aprender violão e não gostei, meu instrumento na banda é o metal e participar da banda é muito bom. As pessoas elogiam muito. Vamos nos apresentar no Natal do Centro e vai ser muito importante porque é um evento grande", conta ansiosa.
Assim como a Liliane, Crhystopher de Melo, também não gostou do violão e se emociona quando fala sobre sua experiência na banda do colégio. "Minhas notas melhoraram muito depois da banda. Hoje eu toco o instrumento de caixa na banda e me identifico muito. Mudou minha concentração nas aulas. Hoje eu conheço coisas de música que antes eu nem tinha idéia que existiam", enfatiza o aluno.
Para o orientador musical, Fabiano Bispo, a banda é só motivo de orgulho. "Tem oito meses que nós começamos a trabalhar com a música clássica, e agora, no mês de dezembro, canções natalinas também. Eles não sabiam música, os peguei do zero e fiz o processo de inicialização musical. Eles estão crescendo", admira o professor.
Para 2015, a escola tem mais uma novidade. A Guarda Municipal de Aracaju fará uma parceria com a Banda Marcial do colégio, além de outras ações educativas com os pequenos. "Vamos incluir também a dança. A arte é muito importante na Educação. Acredito que estamos formando alunos mais preparados para a vida", orgulha-se o diretor.
Confira a programação
19/12 - Banda de Pífano Treme Terra
Grupo Chorinho Atrevido (Escola de Artes Valdice Teles)
Auto de Natal Grupo Ibuaça
Feirinha de Artesanato
20/12 - Filarmônica Trinta de Junho
Reisado de Satu (São Cristóvão)
Coral Vivace In Bossa
Grupo de Percussão (E. M. José Conrado de Araújo)
Feirinha de Artesanato
22/12 - Grupo Folclórico Pastoril (Japaratuba)
Banda Head (Rock Clássico)
Feirinha de Artesanato
23/12 - Odir Caius
Grupo de Metais (E. M. Olga Benário)
Banda El Natura
Feirinha de Artesanato