Escola de Artes Valdice Teles encerra com sucesso suas atividades

Funcaju
22/12/2014 10h22
Início > Noticias > 63138

Unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a Escola de Artes Valdice Teles, encerrou suas atividades de 2014 com evento no Teatro Atheneu. Professores e alunos puderam mostrar o que aprenderam durante o ano, através de apresentações de dança, teatro e música. Os visitantes tiveram a oportunidade também de conferir no hall do teatro a exposição de pintura, desenhos e artesanatos produzidos nas oficinas.

Para o diretor da unidade, Eugênio Enéas, essa foi uma ótima chance para expor à sociedade os frutos colhidos durante o ano letivo. "O nosso objetivo hoje é mostrar as ações desenvolvidas durante esse ano e fecharmos este ciclo da melhor maneira que é no palco. Agradeço às famílias e alunos da Escola que lotaram o Teatro para prestigiar este espetáculo de encerramento que reúnem música, dança e encenação", comenta.

Ao todo, foram 16 apresentações artísticas no palco do Teatro Atheneu, divididas em três blocos. "Percebemos o brilho no olhar de cada um de nossos alunos, além do medo de se apresentar para a plateia formada por familiares e amigos. A expectativa é grande, mas o resultado é positivo", complementa o diretor da Escola de Artes.

A Valdice Teles tem uma forma de trabalho didática e pedagógica que se diferencia das demais instituições de ensino artístico, como disse o diretor da unidade. "Aqui é um ponto de encontro entre o incentivo à descoberta de novos talentos e a propagação da arte. Ao longo desses anos, recebemos pessoas que vêm em busca do aperfeiçoamento em determinada arte ou aquelas que querem a iniciação, por gostar de algum instrumento musical. Então, para nós, o resultado é sempre muito agradável e gratificante pela credibilidade depositada na Escola, que há 30 anos trabalha com oficinas de artes cênicas e visuais", afirma.

A professora de dança e teatro, Leilinha Nascimento, também mencionou a variedade de opções de áreas artísticas, que permite ao aluno escolher que tipo de conhecimento quer aprender. "A Escola é um ponto de apoio para aqueles que já têm interesse em determinada área ou simplesmente querem aperfeiçoar o seu conhecimento. A diversidade de oficinas que a Valdice dispõe é um atrativo que só tem a agregar à vida dos nossos alunos. Nesta apresentação, tem flauta doce, dança do ventre, dança moderna, violino, ballet adulto e infantil, além do teatro e ritmos diversos", explicou.

Para a aluna da oficina de técnica vocal, Ana Cláudia Silva, o curso agregou conhecimento à sua vida. "Sempre gostei de cantar, mas precisava da técnica e na Escola eu aprendi. Hoje, na apresentação, o coral poderá mostrar este aprendizado adquirido ao longo deste semestre", afirmou.

De acordo com a Secretária Especial da Cultura, Aglaé Fontes, grandes expectativas foram geradas e superadas, pois os resultados foram acima do imaginado. "Hoje foi o dia de coroar os esforços do diretor da escola, dos alunos e professores", ressaltou. "Meu sobrinho faz curso de violão na Valdice e estamos aqui para assisti-lo. A expectativa é grande para a estreia e estamos torcendo por ele nesta carreira de músico", comenta o tio de Breno Alves da Cruz, Fernando Morais dos Santos.

A escola

Criada em 1984, a Escola Oficina de Artes Valdice Teles tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento e o aprimoramento do ensino das linguagens artísticas nas áreas das artes visuais e cênicas, da música e da dança.  Por ela já passaram vários músicos que hoje fazem sucesso em Sergipe ou em orquestras de outros Estados. A instituição é considerada como o melhor centro de ensino musical de Sergipe, graças também à dedicação dos excelentes professores. A Valdice Teles funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e sábado, das 8h às 12h, na rua Doutor Leonardo Leite, 354, bairro São José. Mais informações pelo telefone (79) 3211-6913.