Em 2014 a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), desenvolveu um rigoroso e intenso trabalho de manutenção, recuperação da rede de drenagem pluvial da cidade. O trabalho preventivo alcançou todas as regiões com ações que incluíram mapeamento de áreas de risco e identificando os locais com histórico de não comportar as águas pluviais.
Nos períodos chuvosos, a Emurb adotou uma série de medidas que reforçaram ainda mais as ações para sanar as demandas e evitar pontos de alagamentos, garantindo o fluxo normal de veículos nas vias públicas da capital. A empresa municipal possui máquinas e equipamentos necessários para executar o trabalho, além de um quadro de servidores capacitados que são mobilizados diariamente por todos os bairros e que executam a limpeza da micro e macro drenagens através de ações nos canais, bocas-de-lobo, bueiros, além de substituir a tubulação danificada.
Em alguns locais a PMA atuou de forma mais consistente. Uma das comunidades beneficiadas foi a Getimana, no bairro Cidade Nova. Por conta das instabilidades em áreas de taludes e da formação geológica, foi necessária a construção de um muro de contenção do canal localizado na avenida A. Outro ponto da cidade contemplado foi a comunidade Barroso, localizada no bairro Farolândia, que também contou com um conjunto de medidas urbanizadoras e estruturantes, reforçando a rede de drenagem.
Graças ao empenho da administração municipal, o número médio de ruas beneficiadas por mês chegou a mais de 300. No entanto, a grande quantidade de lixo jogado em vias públicas compromete a capacidade de vazão das galerias pluviais. Recentemente a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) identificou cerca de 300 pontos de descarte inadequado de dejetos e lixo urbano.
"Certamente este foi um ano em que foi possível constatar o resultado do trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais. Números de pontos de alagamentos bem menores que em anos anteriores, aumento de ruas atendidas, equipes duplicadas, trabalhos aos sábados e estudos de áreas de risco: todo isso é fruto de planejamento e compromisso em garantir urbanização e saneamento aos aracajuanos", enfatiza a presidente da Emurb, Socorro Cacho.