Réveillon 2015: Guarda Municipal divulga esquema de segurança

Guarda Municipal
30/12/2014 10h48

Para comemorar a chegada do novo ano com tranquilidade, a Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), já preparou o esquema de segurança das festas de réveillon que ocorrerão na capital. Um efetivo de mais de 130 guardas municipais (GMs) será empregado na Orla de Atalaia e na Orla Pôr do Sol, atuando para garantir a paz e a tranquilidade daqueles que forem prestigiar a programação.

Orla de Atalaia

Como nos anos anteriores, a GMA empregará um efetivo na Orla de Atalaia que desenvolverá as atividades em parceria com os demais órgãos de segurança, a exemplo da Polícia Militar (PM). De acordo com o diretor adjunto da instituição, capitão Jonatas Souza, a Guarda de Aracaju vai prestar apoio operacional a todos os órgãos do município que estarão atuando durante o evento, com equipes distribuídas junto a Emurb, Emsurb, Vigilância Sanitária e Samu, além do isolamento da área do show pirotécnico.

Para garantir que os usuários do transporte coletivo cheguem a Orla com tranquilidade, a Guarda reforçará a segurança no terminal de integração da Atalaia, empregando mais uma equipe de quatro GMs no local.

1º Réveillon da Orla Pôr do Sol

"A dinâmica na Orla Pôr do Sol será um pouco diferente, pois lá seremos os protagonistas do aparato de segurança. O evento será fechado e, para o público ter acesso ao circuito da festa, será necessário passar por revista. Serão instalados disciplinadores nos pórticos de entrada, onde os guardas municipais farão uma busca pessoal, com detectores de metal", explicou o capitão.

Ainda de acordo com o Diretor adjunto, além da segurança no acesso à festa, a Guarda de Aracaju vai atuar na área interna do evento, com patrulhas que farão o deslocamento preventivo na arena. Para dar suporte a essas equipes, dois pontos elevados estarão posicionados estrategicamente e serão ocupados por GMs, munidos de laser para indicação de possíveis focos de conflitos.

Diante de todo o esquema, o capitão Jonatas demonstra a melhor das expectativas quanto à realização dos eventos. "No que tange o quesito segurança, esperamos que os dois eventos sejam um sucesso, como todos os demais que a GMA vem atuando. A expectativa de público na Orla Pôr do Sol, segundo a organização, é de mais de cinco mil pessoas e devemos atender toda essa demanda da melhor forma possível", completou.