Diretoria de Atenção à Saúde divulga balanço de ações em 2014

Saúde
30/12/2014 16h32

A Saúde de Aracaju, através da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), desenvolveu em 2014 diversas ações para promover e melhorar a saúde dos aracajuanos. Em cada coordenação foram realizadas atividades que se destacaram durante todo o ano, como é o caso dos mutirões de exames de oftalmologia e ultrassonografias, que ao todo geraram cerca de mil atendimentos. As melhorias ainda foram destaques nas Unidades de Saúde da Família (USFs), que além das construções e reformas, ainda tiveram oito USFs com atendimento em horário estendido, funcionando até as 20h.

De acordo com a diretora de Atenção a Saúde, Gildete Maria Ávila, as Unidades de Saúde com horário estendido foi um dos destaques. "Essa ação reduziu a procura pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), pois agora até as 20h os pacientes podem procurar essas unidades para realizar seus exames e consultas. Outro destaque de 2014 foi a relação das escalas completas dos profissionais das UPAs e a regularização dos insumos e medicamentos. Ou seja, cada coordenação se envolveu em realizar ações bastantes positivas e que vem fazendo a diferença", explica.

A coordenadora do Cemar, Adriana Franco, avalia que o resultado dos mutirões do ano foi satisfatório. "São atendimentos e exames imprescindíveis, temos uma procura que cresce constantemente e os mutirões são uma forma de atender as pessoas que aguardam na fila de espera", explicou, reforçando que a Saúde dará continuidade as ações em 2015.

O Programa Saúde da Mulher também faz parte da DAS, e ofereceu em 2014 mais de 500 atendimentos por mês para as gestantes aracajuanas. "Desde junho de 2013 criamos o ‘Programa Mamãe Coruja' para realizar a coleta dos exames das gestantes e conseguimos descentralizar esse serviço, que antes eram apenas realizados no Cemar e agora as gestantes podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Isso promoveu um maior acesso destas aos exames e reduziu os custos que as mães teriam com transporte. Além disso, os resultados dos exames também são entregues na própria unidade", afirma a coordenadora do Programa, Cristiane Ludmila.

Ainda foram desenvolvidas outras ações, como o Projeto Corujinha, oferecido através do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem. Esse projeto conta com equipes de profissionais de enfermagem que atua nas maternidades municipais, oferecendo as primeiras vacinas do recém-nascido, da puérpera, além de informações sobre aleitamento materno e cuidados com o bebê. O serviço é oferecido inclusive em maternidades privadas de modo gratuito.