Secretário Igor Albuquerque recebe novo Arcebispo Coadjutor de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
05/01/2015 15h11
Início > Notícias > Secretário Igor Albuquerque recebe novo Arcebispo Coadjutor de Aracaju

No primeiro domingo de 2015 a Arquidiocese apresentou oficialmente à comunidade e ao clero local o novo Arcebispo Coadjutor de Aracaju Dom João José Costa. A celebração de acolhida aconteceu na tarde de hoje, 4, com uma missa campal em frente a Catedral Metropolitana com a presença de centenas de fiéis. O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Igor Albuquerque, representou o prefeito João Alves Filho durante a cerimônia e deu as boas vindas ao novo Arcebispo.

Pessoas vindas de todas as partes de Sergipe marcaram presença durante a apresentação do bispo que durante cinco anos ficou a frente da diocese de Iguatu, no Ceará. Consciente da importância do arcebispo coadjutor para Aracaju, o secretário Igor Albuquerque falou em seu discurso um pouco da história episcopal e da alegria da comunidade aracajuana em recebê-lo.

"Após a renúncia de Dom Lessa, que pelo direito canônico isso deverá ocorrer aos 75 anos, Dom João deverá assumir como metropolita da nossa província eclesiástica e que ele venha sempre com um espírito de um missionário, que é o que prega o Papa Francisco, aproximando cada vez mais a Igreja das pessoas. Esse é um trabalho permanente que é para o bem das pessoas e da nossa cidade", explicou.

Nascido em Lagarto (SE), Dom João escolheu como lema episcopal "Servir por Amor" e disse que após 30 anos longe de Sergipe, volta para trabalhar e servir o povo. "Para mim é motivo de grande contentamento. Deus me chamou daqui e foi nesse Estado que desenvolvi o meu trabalho vocacional. Tenho também a preocupação do ‘bom profeta em sua própria terra', mas aquele que me chamou sabe muito bem que eu devo estar aqui e me auxiliará para que eu desenvolva bem essa nova missão", revelou.

Faltando dois anos para completar 75 anos e se afastar de suas obrigações canônicas, Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju, esclareceu que, até lá, Dom João o ajudará nos trabalhos eclesiásticos. De acordo com Dom Lessa, a chegada do Coadjutor representa a continuidade do Mistério de Cristo com sua obra de salvação na Igreja.

"Somos servos de Jesus Cristo. Nesses 24 meses que faltam, caso eu esteja em condições físicas, acompanharei Dom João na caminhada da Igreja que é levar a palavra de Deus e santificar os homens através dos sacramentos. A religião deve ser traduzida em vida e gestos de vida para os outros. Farei 19 anos que estou em Aracaju e não estou mais com o mesmo ‘pique físico', e o novo bispo dará um toque diferenciado na Igreja, já que é um homem de bem e de Deus", esclareceu.