A Prefeitura de Aracaju reescreve uma nova história na vida dos moradores do loteamento Marivan, bairro Santa Maria, com a retomada das obras estruturantes executadas no local e que vão proporcionar uma nova realidade urbanística e social. A antiga administração deixou a obra com problemas no projeto executivo que não detectaram a presença de solo mole nas proximidades da superfície do onde seriam executados os serviços. A atual gestão deu os encaminhamentos necessários, fazendo as adequações no projeto que equacionaram o problema e permitiram o reinício da obra.
Desde 2013, engenheiros da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizaram vistorias e elaboraram pareceres técnicos que apresentavam um balanço da situação da obra. Ao constatar os equívocos do projeto, foram enviados relatórios aos órgãos financiadores que apontavam os erros. "Durante todo este tempo, sempre trabalhamos para solucionar os problemas e reiniciar as obras. Compreendíamos quando os moradores nos cobravam, mas sempre fomos sinceros e dávamos todas as explicações técnicas da forma mais simples possível", afirma o secretário da Seminfra, Luiz Durval Tavares.
Orçada em mais de R$ 16 milhões de investimento graças a parceria da PMA com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), a obra contempla mais de 50 ruas com rede de drenagem pluvial, esgotamentos sanitários, terraplanagem, pavimentação asfáltica e paralelepípedo, mudando de forma significativa a paisagem urbana e gerando mais condições de vida com saneamento, mobilidade e acesso a serviços básicos.
Nas últimas semanas, máquinas e profissionais vêm acelerando o andamento da obra, consolidando a infraestrutura de ruas e avenidas, resolvendo antigos problemas de alagamentos e criando condições necessárias para o bem-estar e saúde da população.