Aracaju permanecerá em alerta contra a dengue e a febre Chikungunya

Saúde
09/01/2015 15h22

A Diretoria de Vigilância em Saúde divulga que o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) geral de 2015 apresentou queda de 45% se comparado ao mesmo período em 2014, indo de 2,4% para 1,3%. Mesmo com a redução, a luta contra a dengue e a febre Chikungunya permanece ativa nas ações da Secretaria Municipal de Saúde para os próximos dias com a primeira Força Tarefa datada para este sábado,  10 de janeiro, no bairro Olaria, e no dia 17 deste mês no Pereira Lobo.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, o LIRAa é realizado a cada dois meses, sendo que os últimos dados foram referentes aos meses de novembro e dezembro do ano passado. “Existe variação a cada LIRAa realizado, alguns bairros se comparados com o mesmo período de 2014 apresentaram queda outros não. Em comparação com o último LIRAa divulgado em outubro passado também ocorreram variações significativas. Tais ocorrências nos coloca em alerta para realizarmos ações constantes e aos sábados emplacamos as Força Tarefa para combatermos o Aedes aegypti seja com aplicação de produto como também esclarecendo dúvidas da população”, explicou Tereza.

Para se ter uma noção da variação do LIRAa, no início de 2014 o índice de infestação no bairro Santa Maria era de 4,2% chegando ao final do ano com pico de 5,6%. Já no primeiro LIRa deste ano apresentou apenas 2,2% considerado médio risco. Já os bairros Pereira Lobo, Cirurgia, São José e Suissa apresentaram neste último LIRAa de 2015 uma pontuação de 2,5%.

“Os bairros Capucho e Olaria apresentaram neste início de ano os maiores índices, ambos com 2,7% o que requer maior atenção por parte de nossas ações. Diariamente nossos agentes visitam as residências para verificar possíveis focos ou combatem os focos já existentes. É um trabalho constante onde não podemos vacilar com nossas observações e trabalho”, enfatizou Tereza Cristina.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Saúde de Aracaju, Taíse Cavalcante, o maior problema encontrado nas residências ainda é o acumulo de água como reservatório para uso doméstico. “Nosso trabalho também está focado em conscientizar a população de que o acúmulo de água pode contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Entre janeiro e abril são meses preocupantes, pois temos condições climáticas que colaboram para que o mosquito se multiplique em grande quantidade. É preciso manter a atenção dentro de nossas casas. Esse trabalho deve ser uma ação conjunta entre a Saúde de Aracaju e a população”, enfatizou Taíse.

Para o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Adalberto Canuto, a prioridade da Prefeitura de Aracaju é provocar uma diminuição significativa a cada resultado do LIRAa, seja através do trabalho da Diretoria de Vigilância em Saúde e do Programa Municipal de Controle da Dengue como também do incentivo a população para que todos entrem no combate à dengue e a febre Chikungunya.

“Estamos satisfeitos com os esforços empregados tanto por parte dos nossos agentes quanto da população, que vem colaborando ativamente no combate à dengue e a febre Chikungunya através da conscientização de ações que coíbem a proliferação do mosquito. Após concentrarmos nosso trabalho no bairro Santa Maria pudemos notar uma diminuição considerável no índice de infestação naquela localidade, tirando os moradores do risco de surto da doença, porém esse fator nos coloca em alerta para que nosso trabalho seja constante. Não devemos cruzar os braços, pois lidamos com doenças muito decorrentes de nosso clima, o que requer esforço e empenho para que possamos ter índices de infestação cada vez mais baixos”, pontou Adalberto.