Centro Cultural recebe visita de estudiosos da área de cultura popular

Cultura
09/01/2015 16h05

O Centro Cultural de Aracaju, unidade da Fundação Cultural da Cidade de Aracaju (Funcaju), recebeu na manhã desta sexta-feira, 9, a visita dos presidentes da Comissão Nacional do Folclore, Severino Vicente, da Comissão Paraibana de Folclore, Osvaldo Trigueiro e representante da Comissão Pernambucana de Folclore, Fernando Souza. O convite partiu da presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, durante o XL Encontro Cultural de Laranjeiras, onde eles participam como palestrantes.

O antigo prédio da Alfândega, que abriga hoje o Centro Cultural de Aracaju, foi erguido na segunda metade do século XIX, passando por reformas, em meados do século seguinte, para então sediar a Receita Federal. Em 2003, foi tombado por meio do decreto estadual nº 21.765 e transferido da União para administração da Prefeitura Municipal de Aracaju, dois anos depois.

De acordo com Aglaé Fontes, a visita a unidade mostra o espaço que reúne cultura, história e arte. "O Centro Cultural de Aracaju oferece uma grande diversidade de atividades artísticas e culturais para a nossa cidade, o que possibilita uma perspectiva maior de oferecimento de conhecimento, pesquisa e participação artística. Aproveitei a oportunidade do encontro em Laranjeiras e fiz o convite para eles conhecerem este espaço cultural", afirma.

Para o presidente da Comissão Paraibana de Folclore, Osvaldo Trigueiro, foi uma grata surpresa visitar o Centro. "Já conhecia o prédio antes da revitalização e me surpreendeu em todos os aspectos. Vejo dois pontos positivos neste espaço: o fato do Centro estar equipado com cinema, teatro, salas de exposições populares, e segundo, por ter um olhar diferenciado sobre sua história e chamar atenção das questões culturais. Achei bastante interessante a exposição da cultura popular, que traz um equilíbrio entre o tradicional e o moderno", justifica.  

Segundo o presidente da Comissão Nacional do Folclore, Severino Vicente, o Centro Cultural de Aracaju, é um espaço de preservação do patrimônio histórico. "Estou encantado em visitar esse prédio histórico tombando pelo Patrimônio Histórico de Sergipe e pelo cuidado que Aglaé Fontes tem com o meio cultural, a exemplo da Sala da Cultura Popular Mestre Euclides e o Museu Viana de Assis", diz.

O Centro conta com diversos espaços e atividades abertas à população, a exemplo do Teatro João Costa, Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, Sala de Projeção Walmir Almeida, Museu Cidade Prefeito Viana de Assis, Sala de Cultura Popular Mestre Euclides, Sala do Conselho Municipal de Política Cultural, Sala de Multimeios e a Biblioteca Mário Cabral.

Ainda de acordo com Severino Vicente, o Centro Cultural de Aracaju, está inserido no espaço de conservação da cultura popular brasileira. "Certamente este ambiente está entre os mais importantes centros culturais a nível Nordeste. O diferencial de Aracaju é que ele não é só um prédio como patrimônio físico, mas é um espaço que guarda a cultura do patrimônio imaterial de Sergipe, sendo referência no quesito de manter viva a nossa história", finaliza.