Biblioteca Ivone de Menezes Vieira ganha nova gestão

Cultura
09/01/2015 13h13

A Biblioteca Ivone de Menezes Vieira, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), está passando por várias melhorias e reorganizações, além de ter uma nova gestora. Há pouco mais de um mês, a pedagoga Telma Santos da Silva foi nomeada para ser coordenadora da Biblioteca, no intuito de traçar novas diretrizes para a unidade.

Segundo a coordenadora, a prioridade nesse primeiro momento é colocar em ordem as instalações da Biblioteca. As novas propostas de atividades começam a ser colocadas em prática no início de fevereiro. Enquanto isso, a Biblioteca recebe normalmente o público que tem acesso ao acervo.

 Os projetos que já fazem parte da Ivone terão continuidade e os novos projetos estão sendo pensados para atender mais escolas e a comunidade em geral. Entre eles estão o projeto "Praque Ler?", "Quem quiser que conte outra", "Conversa com as Marias", "Encontro com as personagens da literatura infantil e juvenil" e "Conhecendo os escritores e Leitura e cidadania". "Biblioteca não é só um espaço para guardar obras, ela precisa receber a importância à qual é destinada, como um espaço de desenvolvimento da leitura", comenta Telma Santos.

No desenvolvimento dos projetos, a Biblioteca também fará atividades lúdicas que levem a leitura, com canções estimuladoras, jogos de apoio a leitura, trabalho com narrativas em diversas técnicas, textos escolhidos adequadamente e que valorizem a cultura popular e a literatura infanto-juvenil com seus autores.

Em outubro de 2014, a Ivone recebeu aproximadamente mil livros de literatura infantil do Governo do Estado de Sergipe. A doação, que veio de uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), contou com o Kit Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais, além de outros equipamentos como estantes, mesas e cadeiras.

"Para mim é muito gratificante, estar aqui como coordenadora da Biblioteca, pois vejo como uma oportunidade de desenvolver um trabalho que há bastante tempo venho realizando. É um prazer fazer o interesse pela leitura crescer e para que tudo isso aconteça preciso de uma equipe que caminhe comigo e que saiba a importância de incentivar a leitura através da mediação", conclui Telma Santos

Outra mudança aderida pela nova gestão foi a alteração do horário de funcionamento da Biblioteca. Visando maior segurança das pessoas que frequentam a Ivone de Menezes, desde segunda-feira, 05, a Biblioteca tem novo horário de funcionamento, de 08h às 19h.