SEMED realiza cursos para Educação Especializada

Educação
12/01/2015 16h51

Com o objetivo de capacitar os professores da rede municipal para lidar com alunos portadores de deficiência, a Prefeitura Municipal de Aracaju através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realiza cursos na área de Educação Especializada. Autismo, Libras, Braille e Atendimento Educacional Especializado, são alguns dos cursos ofertados.

Os cursos de Autismo, Braille e Libras duram 40h e são divididos em dois módulos. Já o curso de Atendimento Educacional Especializado se trata de uma formação continuada. "Nós temos outros cursos que durante o ano nós vamos favorecendo os professores de acordo com as necessidades, por exemplo, o curso de autismo surgiu porque ocorreu o ingresso de alunos com autismo na rede e a solicitação dos professores", destacou a coordenadora de educação especial, Jailma Rezende da Costa Santos.

Qualquer profissional pode participar dos cursos, apenas o de Atendimento Educacional Especializado são para um público específico. Os demais cursos, além dos professores da rede municipal, os profissionais da rede estadual e a comunidade em geral podem se inscrever. "O curso de Atendimento Educacional Especializado só os professores da sala de recurso participam. Mas o curso de libras e o curso de autismo toda a comunidade escolar pode participar, e também abrimos vagas para a comunidade em geral", disse a coordenadora. Sala de recurso é o termo usado para definir uma sala de aula orientada por um professor especializado.

"O curso de autismo e libras participam mães, estudantes, e esse ano tivemos pessoas até do Ministério Público participando dos cursos favorecidos pela rede. Outros profissionais também participam, como psicopedagogos, porque eles querem saber como lidar com a criança que tem a deficiência", especificou Jailma.

Hoje, o curso de Atendimento Educacional Especializado se trata de uma pós-graduação, através de uma parceria com o Ministério da Educação (MEC). "O curso de Atendimento Educacional Especializado é uma formação continuada que dura o ano inteiro. Nós temos uma parceria com o MEC que é uma pós-graduação para que os professores que estão na sala de recurso possam desenvolver os seus trabalhos e tenham a certificação para estar ali. Uma turma de pós-graduação iniciou em março de 2013 e concluiu agora em 2014", explanou Jailma Rezende.

A SEMED ainda disponibiliza o Programa Horas de Estudo, que é a formação continuada para os professores que já estão na sala de recurso. "É um programa que não é só para a educação especial, esse programa vai para todo o magistério do município. Nós temos educação infantil, fundamental menor e maior, então nós temos um calendário que vai durante todo o ano e de 15 em 15 dias os professores vão para o Centro de Aperfeiçoamento de Formação Continuada (CEAF), cada dia tem aula de uma disciplina diferente. A escola não pode ter aula dessa disciplina no dia da aula de formação continuada", explicou a diretora do CEAF, Iara Maria da Silva Mendonça.