Programa Saúde na Escola realiza reunião e firma parcerias para 2015

Saúde
12/01/2015 17h49

O Programa Saúde na Escola (PSE), realizou na última sexta-feira, 9, a "1ª reunião do Grupo Intergestor Municipal de Aracaju" (GTIM) com o objetivo de reunir parceiros para socializar o PSE. A reunião aconteceu no Centro de Educação Permanente e as principais discussões foram o início das ações do PSE em 2015, o Projeto Olhar Brasil, a participação dos profissionais da educação nas ações do PSE, as estratégias para a identificação dos estudantes para o protagonismo juvenil, além da criação dos grupos intersetoriais de discussão de saúde mental no contexto escolar e do planejamento reprodutivo nas escolas públicas dos bairros Santa Maria e Santos Dumont. O PSE que é uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação, e na Secretária de Saúde está inserido na Coordenação de Promoção à Saúde (Cops).

Um dos principais focos da reunião foi apresentar as estratégias para promover o protagonismo juvenil dentro da comunidade estudantil. A referência técnica do PSE, Ilziney Simões enfatizou a necessidade dessa estratégia. "Essa estratégia é mportante para que os estudantes se tornem sujeitos e promotores dos seus próprios cuidados com a saúde", disse.

Para a referência técnica do PSE, Aline Barros, este foi um momento oportuno para mostrar o que realizamos em 2014 e sobre nossas propostas para 2015. "Nós apresentamos como o PSE funciona, e explicamos o Projeto Olhar Brasil, que ainda está em andamento, mas que durante todo o ano já realizamos a ação de triagem oftalmológica nos estudantes, e aqueles que tiveram resultados alterados nos exames estavam sendo encaminhados para o Centro de Especialidades Médicas do Augusto Franco. Todas as sextas-feiras são atendidas cinco crianças e nós informamos as escolas que já participaram das consultas", explica a técnica.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila explicou sobre a necessidade de reforçar e intensificar as ações sobre o Planejamento Reprodutivo nas escolas dos bairros Santa Maria e Santos Dumont. "As ações devem ser contínuas pois os temas de sexualidade e reprodução são alvos de muitas dúvidas entre os escolares e o início da vida sexual tem sido cada vez mais precoce".

Na reunião ainda foi debatida a existência de grupos de discussão sobre saúde mental de crianças e jovens em espaço escolar. A assistente social do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Vida, Iraci, destacou que essas discussões já existem no CAPS, e que com a parceria do PSE mais escolas serão inseridas nessa temática. E também foram abordadas as ações da Campanha de Geohelmintíase e Hanseníse, onde o PSE irá desenvolver  juntamente com a Vigilância Epidemiológica  um planejamento para facilitar a execução das atividades.

Parcerias

A ação contou com a participação dos representantes dos Programas Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde Mental, DST/Aids, além da Vigilância Epidemiológica, do Núcleo de Prevenção à Violências (NUPEVA) e Acidentes, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), dos enfermeiros do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), o Centro de Especialidades Médicas, o Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), Centro de Referência de Assistência Social e da USF Oswaldo Leite.

Ainda estiveram presentes os representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar de Sergipe (PROED) , da Secretaria da Educação Municipal e Estadual, com o objetivo de firmar parcerias em novas ações para 2015.