Saúde tem grandes avanços com atual gestão

Saúde
13/01/2015 16h20
Início > Noticias > 63326

O ano de 2014 foi de muitas mudanças positivas na Saúde de Aracaju e, consequentemente, de melhorias para os aracajuanos. Todas as ações desenvolvidas tiveram como foco atender solicitações e necessidades da população, buscando atender as demandas nos diversos serviços ofertadas pela secretaria municipal.

Horário estendido

Uma das novidades do ano que passou e que segue em 2015 é o horário estendido nas Unidades de Saúde da Família (USFs). No ano passado, oito unidades passaram a funcionar das 7h às 20h. No ano que se iniciou, mais uma USF passou a atender neste horário. Ao todo, aproximadamente 24 mil pessoas passaram por procedimentos/atendimentos, entre elas a auxiliar de Planejamento, Tânia Azevedo. "Antes tínhamos que ir para outro bairro ou ir para a o HUSE, com esse horário ficamos por aqui mesmo e desafoga o pessoal de lá, ou seja, cada bairro atende a sua demanda e não precisamos superlotar um local só", afirmou.

Outra melhoria nas USFs foi a informatização no sistema de marcação de consultas. Essa ferramenta é encontrada nas unidades Augusto Franco, Osvaldo Souza, Joaldo Barbosa, Hugo Gurgel e Sinhazinha. Além disso, já em 2015, será implantado o sistema de prontuário eletrônico, o que já acontece como projeto piloto na USF Celso Daniel.

O atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) também evoluiu em 2014. Hoje, o atendimento diário chega a 750 pessoas.

Tanto nas USFs, como também nas UPAs, a Saúde de Aracaju regularizou o estoque de medicamentos e, em breve, deverá ser instalado o sistema informatizado para controle do fluxo de medicamentos entre a logística e as unidades.

Fato que já acontece e foi implantado em 2014 nas UPAs, Nucaar, no Cemar do Augusto Franco e no do Siqueira, na Logística e também na sede da secretaria, também será implanto nas USFs. O ponto eletrônico torna possível o controle da assiduidade dos servidores.

Novos postos

Para ampliar o atendimento, a Saúde de Aracaju está em pleno processo de construção e ampliação de USFs. Em andamento, as USFs: Oswaldo Leite e do Bugio. Outras 12 USFs terão intervenções emergenciais por serem avaliadas pela gestão como as de maior necessidade.  A USF Ministro Costa Cavalcante está finalizando o processo de reforma. Já as USFs Elizabeth Pita e Niceu Dantas serão demolidas e construídas novas unidades para comportar a quantidade ideal de pacientes. As USF Max de Carvalho e Amélia Leite estão em fase de construção em novos endereços. O CAPS AD Primavera (no bairro Atalaia) e a Maternidade do 17 de Março estão aguardando a ordem de serviço para iniciar a construção.

Mutirões

Durante o ano de 2014, outras ações ganharam fôlego, a exemplo dos mutirões de vacinação e de atendimento oftalmológicos e ultrassons. Nas próximas semanas a oferta de eletrocardiograma começará na UPA da Zona Norte.

Outro serviço que teve grande visibilidade em 2014 foi a oferta de testes rápidos. No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. Ao procurar um CTA, o usuário tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecendo dúvidas, informando sobre DST e HIV/Aids, alertando sobre os riscos que corre e as melhores maneiras que se dispõe para prevenir.

Atendimentos domiciliares

Os atendimentos domiciliares, que também tiveram grande adesão, sendo que, de janeiro a novembro do ano passado foram feitas 40.752 remoções, serão potencializados através da aquisição de 26 novos veículos. "Foi a melhor coisa que o posto de saúde arranjou para mim, agora não tem mais desculpa para faltar ao tratamento. Continuarei me tratando para que um dia possa voltar a me levantar", frisou o usuário José Domingos.

Já os atendimentos especializados, que são realizados no Centro Especializado em Reabilitação Intelectual e Físico-Motora, no Siqueira Campos, e em 23 USFs por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), é outro serviço que vem beneficiando a população. Ele oferece equipe multiprofissional e interdisciplinar das áreas de fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

A odontologia também foi destaque em 2014. Nas 43 Unidades de Saúde da Família, das Unidades de Pronto Atendimento (frisando que na UPA Nestor Piva tem plantão 24h de odontologia) e do Centro de especialidades Odontológicas, a Saúde de Aracaju, através do Programa de Saúde Bucal, Sorria Aracaju realizou entre os meses de janeiro e novembro 105.45 mil atendimentos (incluindo procedimentos preventivos, curativos e cirúrgicos). Além destas ações, a Saúde Bucal de Aracaju priorizou os grupos de risco, realizando mais de 20 mil atendimentos.

Ouvido Biônico

A implantação do Ouvido Biônico foi outra grande conquista de 2014, vinda com a renovação de contratos, o convênio entre a Saúde de Aracaju e o Hospital São José. Foram realizados, ao todo, 12 procedimentos. "Quando o levamos ao médico especialista, ele tinha dois anos e já tinha perdido 70% da audição", declarou a Sônia, mãe do pequeno Carlos Daniel, de cinco anos, Durante a ativação do aparelho, foi possível ver a alegria do Carlos em poder ouvir. "É muita emoção, inexplicável. Agora é o começo de uma nova fase", declarou Sônia Maria, emocionada.

Os trabalhos de prevenção da dengue tomaram as ruas e, os agentes de endemias realizaram visita em 543.073 locais, recolhendo 60.461 pneus.

No sentido de acompanhamento, a Vigilância Sanitária também fez sua parte e continua fazendo. De janeiro a agosto do ano passado, foram realizadas 3.451 inspeções sanitárias e foram emitidas 994 licenças e 123 avaliações de projetos arquitetônicos.

Através dos seus 18 pólos espalhados por Aracaju, a Academia da Cidade fechou 2014 com salto positivo. Hoje as ações atingem 11.500 usuários e a intenção é aumentar ainda mais o número de praticantes de uma vida saudável.

Por meio das ações realizadas em 2014, a Saúde de Aracaju projeta a melhoria ainda mais significativa para o ano de 2015. Com a aprovação do aracajuano, os serviços só tendem a ter elevação na qualidade e, assim, trazer muitos outros benefícios ao longo deste ano.