Semdec faz balanço positivo das ações

Defesa Social e Cidadania
15/01/2015 13h55

O ano de 2014 ficará marcado na memória dos aracajuanos por ter sido um período onde diversas conquistas aconteceram que evidenciaram o desenvolvimento da cidade de Aracaju. Destaques na área da Secretaria da Defesa Social e Cidadania (Semdec) fizeram parte da rotina do cidadão aracajuano no ano que passou.

Um dos pilares de 2014 foi a consolidação do Procon, que todo aracajuano já pode desfrutar dos serviços. “O Procon hoje é uma realidade, conseguimos depois de dez anos trazer o 151 de volta, que facilitou e veio facilitar a vida do aracajuano. O órgão agora funciona de modo efetivo e terá uns projetos mais intensos e agora em 2015, inclusive, com cursos voltados à orientação do nosso consumidor como educação financeira, entre outros. Também começamos nas escolas da rede pública em 2014 e intensificaremos isso em 2015”, explica a secretária Georlize Teles.

A Semdec como órgão que fomenta a política de defesa social do município de Aracaju, e passou a planejar um plano municipal de segurança e com isso consolidou o Gabinete de Gestão Integrado Municipal. Ações de envolvimento da sociedade nas quais trouxe a sociedade para discutir com o órgão toda a questão da Defesa Social. “Nós tivemos várias ações de cidadania como a enfrentamento da violência contra a mulher. Para isso realizamos seminários, fóruns e a ideia é que em 2015 se dê a continuidade”, conta Georlize.

“Como a Semdec é um secretaria que tem diversos órgãos, qual é a preocupação da secretaria? Pensar e planejar todas as ações dos mais diversos órgãos vinculados à secretaria e nós acreditamos que avançamos muito. A defesa civil é referência hoje para atuar nos finais de semana e fica sob aviso a qualquer hora em função da sociedade. Temos, inclusive, postos avançados da GM fora do Parque da Sementeira, pois antes só tinha referência na Sementeira”, ressalta a secretária.

Outras ações

Houve um avanço nas tratativas com o Tribunal de Justiça para a criação de um vídeo monitoramento na cidade com o Projeto Aracaju Mais Segura. Foi assinado um protocolo junto ao programa Crack É Preciso Vencer, de forma que, ações serão executadas em 2015 e implantação dos novos abrigos de ônibus com continuidade em 2015.  

Servidor

E não para por aí. Com intuito de pensar no servidor, a Semdec pensa em projetos. “Consolidamos o núcleo psicossocial ao servidor, ou seja, nós pensamos para o público externo, sem esquecer de cuidar de quem cuida desse público, que são os nossos servidores. Criamos esse núcleo e consolidamos. Esse núcleo desenvolveu ao longo do ano, várias palestras voltadas ao nosso servidor. Pensando no servidor, o cuidar desse trabalhador para que ele possa cuidar bem do público e da sociedade. Várias coisas acredito que avançamos”, ressalta a secretária.

Objetivo

O objetivo central da Semdec é cuidar bem do nosso cidadão aracajuano. “Esvazia todo o sentido e toda razão da secretaria se não for com o objetivo do cuidar do nosso cidadão. Então, esse é o dever da secretaria.  Por isso mesmo que a gente foca no servidor, no fortalecimento, capacitação, aprimoramento desse funcionário para que ele entenda a sua responsabilidade e o compromisso que ele tem com o cidadão aracajuano”, diz Georlize.