Instrutores dos cursos da Fundat expõem artesanato na Feira de Sergipe

Formação para o Trabalho
15/01/2015 15h01

Na planilha dos cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), o artesanato já tem lugar cativo. Pinturas, bordados, confecção de artigos decorativos, técnicas com retalhos de tecido, bonecas de pano: as opções aos cidadãos variam de turma em turma. A cada nova edição da Feira de Sergipe, quem visita a Praça de Eventos da Orla de Atalaia tem a oportunidade de conhecer os atributos e as produções artísticas daqueles que são os responsáveis por dividir o conhecimento com os alunos.

Essa é a segunda vez que a artesã Rosalina Sampaio participa do evento. No ano passado, ela conta que chegou a levar encomendas para os turistas diretamente no hotel. "Ajudou muito. Eu melhorei minhas vendas e a divulgação do meu trabalho. Trago meu cartão de visita e distribuo", relata a instrutora da Fundat. No estande, além de mandalas revestidas com material reciclável, ela expõe sandálias, bolsas e cestas feitas a partir do Artesanato em Fuxico.

Assim como Rosalina, a artesã Josefa Cristina também faz do evento uma vitrine. Antenada às tendências da moda, ela garante que as carteiras e bolsas finas que produz estão "em alta" na estação. "Agora para o verão, são os tecidos florais e de renda", detalha Josefa, com a delicadeza de vendedora e alma de professora. "É uma forma de divulgar o que a Fundat oferece e, ao mesmo tempo, o trabalho dos instrutores", explica a artesã, em seu terceiro ano na feira. "Mesmo que a pessoa não compre na hora, já serviu para eu mostrar minha arte".

O caso de Jerônimo Freitas é um tanto peculiar. Suas produções atraíram a atenção da equipe da Fundat, a ponto de ele ser cotado para ingressar no corpo docente em 2015. "Fui muito bem recebido por todos", afirma o artista plástico, há mais de 25 anos no ramo. "Eu sobrevivo do meu trabalho. Tudo aqui é reciclagem", garante Jerônimo, rodeado de criações à base de cerâmica plástica, madeira, ferro, garrafas pet e latinhas de alumínio. "Pra gente, expor nosso trabalho em um lugar como esse é gratificante". Quem sabe ele não retorna em 2016?

16ª edição

Realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Sergipe (Sebrae/SE), a Feira de Sergipe chega a 2015 em sua 16ª edição. O evento reúne artesãos, microempresas, grupos folclóricos, artistas locais, prefeituras e instituições públicas e privadas, com o objetivo estimular a cultura sergipana e o artesanato local. Este ano, a Prefeitura de Aracaju marca presença na Feira de Sergipe através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e Fundat. A entrada é gratuita e o espaço segue aberto ao público até o próximo dia 25, das 17h às 23h.