Seminário do Projeto Redes em Aracaju debate uso de drogas

Defesa Social e Cidadania
15/01/2015 16h20

Nesta quinta-feira, 15, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) deu continuidade à série de seminários do Projeto Redes, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad/Ministério da Justiça) para levar apoio aos municípios participantes do programa "Crack é Possível Vencer", do Governo Federal. Participaram dos debates representantes da Guarda Municipal, Secretarias de Esporte e Lazer (Sejesp), Indústria e Comércio (Semict), Família e Assistência Social (Semfas), Saúde (SMS) e Educação (Semed).

O seminário teve como tema o "Alinhamento Conceitual Teórico e Metodológico. Pactuação com o que já acontece nas políticas setoriais". A supervisora da Senad no Projeto Redes, Karinna Rosa, comandou os trabalhos e apresentou aos participantes um pouco da história do uso das drogas e a sua contextualidade, para que todos pudessem expor suas experiências com os usuários e entender a problemática apresentada.

"Hoje demos continuidade ao trabalho iniciado em 2014, quando nós criamos uma agenda compartilhada por todos os participantes com os temas que eles gostariam de debater. Foi feito um alinhamento conceitual, apresentando os aspectos históricos do uso de drogas pelo mundo a fim de delinear uma agenda para esse município, ver como cada órgão pensa o tema e tratar uma estratégia em conjunto", explicou Karinna.

Na ocasião, integrantes do Projeto Anjos Azuis nas Escolas da GMA apresentaram aos colegas o trabalho que eles realizam nas escolas municipais de Aracaju. "Participar dessa série de seminários é bastante proveitoso, porque além de divulgar aos parceiros o que fazemos nos colégios, trocamos experiências. Em 2015 já vamos fazer uma série de avaliações do projeto, o que ele influenciou, o que ele modificou na vida dos adolescentes. Essa é a nossa vitória", enfatizou o GM Dourival Nascimento, coordenador do projeto.

Karinna Rosa exaltou a participação da Guarda nos debates e execução das ações propostas. "Acho incrível a presença da GMA, a equipe é muito disponível para discutir o tema das drogas. Fico muito contente de ver o tratamento que a GMA dá a esse tema em Aracaju, muito diferente de outros estados. É um parceiro importantíssimo, imprescindível na construção dessa agenda", completou.