Guarda Municipal divulga balanço de ocorrências do fim de semana

Guarda Municipal
19/01/2015 17h55

Na sexta-feira, 16, por volta das 18h, a GMA fazia o acompanhamento da manifestação do movimento "Não Pago", na avenida Tancredo Neves, próximo ao D.I.A, quando os manifestantes bloquearam a via com pneus em chamas. Os guardas municipais (GMs) conseguiram dispersar a multidão e passaram a controlar o fogo, porém os manifestantes desobedeceram à ordem dos GMs e colocaram mais combustível para aumentar as chamas. A guarnição deu voz de prisão a quatro manifestantes que foram encaminhados à delegacia por praticarem atos de vandalismo, desobediência e resistência à prisão.

No sábado, 17, por volta das 16h, uma guarnição recebeu a denúncia de que um indivíduo estava realizando assaltos nas imediações do Terminal D.I.A. Ao chegar no local, os GMs realizaram buscas e localizaram o suspeito de acordo com a descrição que foi passada por testemunhas. O homem foi revistado, porém nada foi encontrado. Ao ser liberado em tom de irritação, o indivíduo proferiu ameaças e xingamentos contra os GMs que o detiveram por desacato e ameaça conduzindo-o à Deplan.

Já no domingo, 18, três casos de roubo foram registrados. O primeiro aconteceu na avenida Visconde de Maracaju, no bairro Santos Dumont, por volta das 11h. Uma guarnição foi solicitada por testemunhas que denunciaram um roubo de aparelho celular dentro de um ônibus coletivo. A guarnição realizou a interceptação do ônibus, localizou o suspeito e o objeto subtraído, sendo o indivíduo conduzido à Delegacia.  O segundo caso aconteceu por volta das 12h30, na avenida Hermes Fontes. Um motorista de um ônibus coletivo solicitou uma guarnição, pois um dos passageiros havia sido roubado por dois homens. A equipe da GMA então se deslocou e, de posse das características dos suspeitos, realizou rondas pelas imediações localizando os indivíduos que foram detidos e conduzidos à Deplan.

O terceiro caso aconteceu no final da noite, por volta das 22h20, no Terminal Leonel Brizola (Zona Oeste), no bairro Capucho. Uma vítima de roubo acionou a central de monitoramento da GMA, através do número 153, e uma guarnição foi imediatamente deslocada. Ao chegar ao local encontrou o suspeito já detido por populares. A vítima explicou que o indivíduo em tom de ameaça e portando uma arma branca determinou que o noticiante se retirasse do terminal.

Ainda no domingo, nas primeiras horas do dia, por volta de 4h20, uma equipe realizava patrulhamento preventivo nas imediações do Terminal da Atalaia, quando percebeu um tumulto e, logo na sequência, foi solicitada por um dos envolvidos na confusão. Ele explicou que um indivíduo, aparentemente embriagado, havia dirigido um veículo na contramão de forma perigosa e colidiu com a sua moto danificando a parte traseira. Diante do fato, os GMs conduziram os envolvidos à delegacia para prestarem esclarecimentos.