Números apontam intensificação na segurança em Aracaju

Guarda Municipal
20/01/2015 10h58

Passados exatos dois anos de gestão do prefeito João Alves Filho, já é possível constatar que o compromisso em melhorar a segurança nos espaços públicos municipais é uma realidade. Os números revelam o impacto das ações empreendidas pela Prefeitura, através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA): os dados indicam um aumento de 46% nos flagrantes registrados no ano passado, em comparação com 2013, quando foram contabilizadas 283 ocorrências. Intervenções em ações de roubos, furtos, tráfico de entorpecentes encabeçam os resultados estatísticos, representando mais de 57% das 413 ocorrências em 2014.

A maior incidência de flagrantes foi registrada nos terminais de integração, mercados municipais, praças e nos grandes eventos, como o Forró Caju, que totalizaram, juntos, 200 ocorrências. Ao longo dos dois últimos anos, a GMA deteve cerca de mil pessoas na prática na atos ilícitos, sendo 413 detidos em 2013 e 585 no ano passado. Deste total, 23% foram adolescentes em conflito com a lei.

No tocante às apreensões, a GMA recuperou 24 veículos em 2014, uma quantidade três vezes maior do que a de 2013. Ainda no ano passado, os guardiões apreenderam 22 armas de fogo, um número cinco vezes maior do que o registrado no período anterior. Já a quantidade de drogas apreendidas duplicou de um ano para o outro, sendo 662 unidades em 2013 e 1333 em 2014.

De acordo com o diretor geral coronel Enilson Aragão, as diversas operações deflagradas pela GMA, a consolidação dos grupamentos, a implantação da base da Ronda da Capital (Rondac) no Médici, bem como a política de valorização dos recursos humanos por meio de ações motivacionais e capacitação continuada contribuíram para esse crescimento da instituição. Acrescenta-se a essa evolução, a criação da Ronda Escolar, da Ronda dos Mercados (Rondam) e o ineditismo da segurança no Forró Caju, com a GMA como protagonista na segurança interna do evento.

Para o coronel Enilson, a principal missão da GMA no combate à violência é atuar de forma integrada aos demais órgãos de segurança. "Com o advento e edição da Lei 13.022/2014, o Estatuto das Guardas Municipais, a Guarda de Aracaju assume um papel fundamental no cenário da segurança pública, uma vez que há a consolidação e a materialização das diretrizes impostas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em um dispositivo legal que determina e amplia a atuação do órgão, de maneira integrada, compartilhada e com uma visão social prospectiva", afirmou.

Novidades para 2015

A partir deste ano, a GMA passa a contar com um novo sistema informatizado de monitoramento para o registro dos atendimentos telefônicos e das intervenções solicitadas pela população através do 153. De acordo com o guarda municipal (GM) Lidemarques Menezes, que é responsável pelo Setor de Estatística, uma das propostas é incluir na base de dados as demandas que a instituição atende a partir do acionamento feito através da Central de Comunicação e Videomonitoramento da GMA.

"Esse sistema possibilitará entender melhor a dinâmica das demandas dos populares, que buscam a intervenção da GMA a partir do nosso número de emergência, o 153. A partir daí, vamos obter informações importantes como os locais onde as pessoas mais solicitam a GMA, os motivos destas solicitações, entre outras", explicou o GM Lidemarques.

O objetivo principal é mapear pontos estratégicos que exijam uma maior atenção da Guarda Municipal. "A partir daí será possível conhecer objetivamente o trabalho da instituição, auxiliando no planejamento e na gestão ", completou o guarda.