Em 2013 o número total de atendimentos na Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde chegou a 1.961 (sendo 1.051 por telefone e 873 presenciais, o restante entre os demais casos divididos entre e-mails, cartas e correspondências oficiais). Já em 2014 houve um aumento considerado no índice de atendimento, chegando a 3.113 entre janeiro e dezembro.
Segundo explicou a coordenadora da Ouvidoria, Cláudia Oliveira Pardo, a procura crescente da Ouvidoria se deve entre outros fatores a um maior incentivo para que o cidadão compareça e realize suas reclamações, elogios e sugestões, configurando maior credibilidade ao serviço.
“Todo o sistema da Ouvidoria da Saúde de Aracaju é interligado com o Ministério da Saúde, através do OuvidorSUS, o que vem subsidiar a gestão local, oferecendo mecanismos para identificar e avaliar o grau de satisfação do cidadão em relação aos serviços prestados. Este feito possibilita intervenção e tomadas de decisões. Em 2014, a grande maioria dos atendimentos ficou na área da assistências à saúde, sendo 106 reclamações e 1.528 solicitações feitas ao setor. Tivemos também 654 reclamações relacionadas ao gerenciamento e 155 denúncias neste item. Vale frisar que tudo deportado à Ouvidoria tem prazo máximo de dez dias para que a resolução seja encaminhada ao cidadão”, informou Cláudia.
Em 2015, o secretário em exercício da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, enfatizou que a tarefa da Ouvidoria da Saúde de Aracaju será enfatizar ainda mais seu maior papel: ser um espaço democrático para o acolhimento das manifestações das pessoas.
“A indicação que recebemos do secretário Luciano Paz é para ampliar a participação dos cidadãos na gestão do SUS através da sensibilização dos gestores para a importância e papel da Ouvidoria. Pretendemos ainda subsidiar a gestão nas tomadas de decisões e na formação de políticas de saúde, garantindo ao cidadão que sua demanda seja tratada em tempo hábil, cumprindo os prazos previamente estabelecidos. Vamos ainda realizar pesquisas de satisfação para avaliar o nível de confiança e aceitação da população em relação às ações e aos serviços de saúde, identificando requisitos esperados ou desejados pelos cidadãos. Deveremos implantar ainda este ano Ouvidoria Itinerante onde iremos até o cidadão, nas Unidades de Saúde da Família e Unidades de pronto Atendimento”, pontuou Cláudia.
Segundo Rinaldo Virginio dos Santos, o atendimento da Ouvidoria da Saúde de Aracaju foi eficiente ao ponto do mesmo procurar pessoalmente o setor para registrar elogios. “Todos os funcionários que compõem este setor merecem este reconhecimento, pois atendem todos com muita atenção. Sem dúvida uma das melhores ouvidorias de setor público de Sergipe. Quero ainda estender os elogios à atual administração da Saúde de Aracaju, que desde o início desta gestão do prefeito João Alves vem organizando a saúde municipal, seja construindo e ou reformando Unidades de Saúde da Família, aumentando as opções para os aracajuanos, como por exemplo, as unidades Amélia Leite e Marx de Carvalho Rocha que em breve estarão funcionando”, enfatizou Rinaldo, que também é conselheiro municipal suplente.
A Ouvidoria da Saúde de Aracaju funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, pelos telefones 156 ou (79) 2106-9770, através do e-mail: saúde.ouvidoria@aracaju.se.gov.br ou do atendimento presencial no endereço: Rua Sergipe, 1310, bairro Siqueira Campos.