Guardas recebem certificados do curso de Qualificação para atuação no Plano de Enfrentamento ao Crack

Guarda Municipal
20/01/2015 17h19

Trinta guardas municipais (GMs) receberam nesta terça-feira, 20, o certificado de conclusão do Curso de Qualificação para atuação no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp - Ministério da Justiça). A capacitação, que contou também com a participação de integrantes da PM-SE e Corpo de Bombeiros, faz parte das ações do Governo Federal para o enfrentamento do uso de entorpecentes, desenvolvido por meio do programa ‘Crack, é possível vencer'.

O curso foi ministrado do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP, com 160 horas, distribuídas em três módulos que abrangeram temáticas como direitos humanos, resolução pacífica de conflitos, policiamento comunitário, relações interpessoais, entorpecentes e abordagem a pessoas em situação de risco. O objetivo do treinamento foi integrar os participantes com o programa e habilitar os profissionais para multiplicar ações contra as drogas.

A supervisora Sandra Guedes foi uma das participantes do curso e destacou que a capacitação agrega conhecimento e novas possibilidades de trabalho. "O avanço nos índices de consumo de drogas é uma preocupação latente na sociedade e nós, como agentes da cidadania e servidores públicos atuantes na área de segurança pública, podemos exercer um papel de combate a esse mal. Entre as estratégias eficientes, que aprendemos ao longo do curso, estão a prevenção e a integração das instituições para reduzir os índices de consumo de drogas nas comunidades", disse.

O programa

O programa ‘Crack, é possível vencer' é um programa coordenado pelo Ministério da Justiça criado com a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas. Entre os objetivos estão o aumento da oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e familiares, a redução da oferta de drogas ilícitas por meios de enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas e a promoção de ações de educação, informação e capacitação.

A iniciativa federal envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade.
Dentro desses três aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social.

O programa é um amplo trabalho realizado pelos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos, visando a oferecer aos grupos de risco irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas.