O Mirante Praia 13 de Julho, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), atingiu a marca de 3. 576 visitantes, que assinaram o livro de presença no ano de 2014. De janeiro a dezembro, o espaço cultural totalizou 16 exposições de diversos segmentos, sendo que a mais visitada foi a mostra de fotografia "Ícone de Aracaju".
De acordo com a coordenadora da unidade, Christine Hillmann, abrigar estas exposições é uma maneira de agraciar e valorizar os artistas sergipanos. "O Mirante é um espaço turístico, por isso estamos sempre abertos a receber novas exposições, para divulgar trabalhos que mostrem parte da cultura e da arte do Estado", explica.
"Sempre estou no Mirante para acompanhar as mostras. Além de ser um ponto turístico e bastante visitado, podemos aprender muito, pois este espaço também é um local de conhecimento e aprendizado. A exposição que eu mais gostei e trouxe meus netos foi a das Tradições Natalinas. Os banners com fotos e textos fizeram com a gente tivesse uma aula fora da unidade escolar", comenta aposentada Maria de Lourdes Santana.
Turistas e sergipanos têm a oportunidade de prestigiar mostras com temas variados a cada 15 dias. "Geralmente acontecem duas exposições ao mês. Os artesãos podem mostrar o seu trabalho a um público interessado por determinados assuntos. Por aqui, já passaram mostra fotográfica, desenhos, artesanato, telas, entre outros", ressalta Christine Hillmann.
A artesã Renilda Ribeiro, que tem mais de vinte anos de experiência no ramo do bordado de Vagonite, com fita e linha, apresentou em novembro uma exposição no Mirante. "Vejo nessas exposições uma grande oportunidade de divulgar o artesanato, com a possibilidade das pessoas terem mais respeito por essa arte, afinal não se pode respeitar aquilo que não se conhece. O Mirante permite que o artesão viva da arte", afirma Renilda.
Segundo o carioca Flávio Paixão, o Mirante une duas ações. "Visito Aracaju há quase quatro anos e costumo fazer exercícios físicos no Calçadão da 13 de Julho. Assim, aproveito para entrar no Mirante e ver o qual é o tema da exposição que está em cartaz. Me surpreende a cada visita, além de ter uma vista linda e aprender mais sobre a capital que escolhi para passar as férias", justifica.
Durante o ano passado, duas turmas da Escola Municipal João Paulo II, com cerca de 60 alunos, passaram no Mirante. "Além da população local e turistas, o Mirante recebe grupos de estudantes. Basta os gestores agendarem com antecedência para que os alunos possam ter uma aula diferente, fora das quatro paredes da escola", finaliza a coordenadora.
De acordo com o levantamento feito pela unidade da Funcaju ao longo do ano passado, foram recebidas visitas majoritariamente de turistas do interior de Sergipe. O Mirante Praia 13 de Julho está localizado na Avenida Beira Mar e abre de segunda a sexta-feira das 9h às 18 horas, e aos sábados das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone (79) 3179-2192.