Idosos recebem orientações sobre sintomas da hanseníase na USF Madre Tereza

Saúde
29/01/2015 13h38

A manhã desta quinta-feira, 29, foi de aprendizado e cuidado com a saúde para o grupo de idosos assistidos pela Unidade de Saúde da Família (USF) Madre Tereza de Calcutá, no bairro Jabotiana. Foi realizada uma palestra sobre hanseníase, ministrada pela enfermeira da unidade, Manoela Vieira. Depois, os idosos passaram por aferição da pressão arterial e da glicemia. A ação contou ainda com café da manhã.

A gerente da unidade, Maria de Lima, diz que esse tipo de reunião é realizado uma vez por mês e que é importante para que a equipe esteja sempre próxima aos usuários. "Nós passamos, nestas palestras, os cuidados que eles devem ter para evitar algumas doenças. E  incentivamos que eles venham até a unidade para que façamos o acompanhamento adequado de saúde de cada um deles", afirmou Maria.

No último domingo, 22, foi celebrado o Dia Mundial de Combate a Hanseníase, e por isso este foi o tema escolhido para palestra deste mês. Segundo a enfermeira Manoela Vieira, a hanseníase é uma doença que atinge todas as faixas etárias, e o trabalho de prevenção com o público idoso deve ser ainda mais intensificado. "Além de outros fatores, muitos aqui moram em áreas de vila, um meio muito propício para disseminação da doença. Então alertamos sobre os sinais e como são transmitidos, porque eles conhecendo a respeito, podem identificar o quanto antes e procurar o tratamento precoce, evitando sequelas", enfatizou.

O usuário Manoel Dioclécio da Silva elogiou a iniciativa. "Gosto muito do pessoal aqui da unidade. Sou sempre bem atendido e quanto a este tipo de palestra, é sempre muito bom porque faz a gente entender sobre as doenças e como evitá-las", disse Manoel.