Prontuário Eletrônico vai agilizar atendimentos em CRAS E CREAS

Família e Assistência Social
30/01/2015 16h22
Início > Notícias > Prontuário Eletrônico vai agilizar atendimentos em CRAS E CREAS

O Prontuário Eletrônico Simplificado foi pauta de Teleconferência exibida para técnicos que compõem a Proteção Social Básica e Especial da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), nestas quinta e sexta-feira, 29 e 30.  A exibição do programa desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) ocorreu na sala de reunião do Centro Administrativo Aloísio Campos e contou com a participação de assistentes sociais, psicólogos e coordenadores que compõem as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Aracaju.

De acordo com a gerente do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Elze Angélica Barreto, o prontuário eletrônico vai facilitar o dia a dia dos técnicos que trabalham com as famílias diariamente. “Esse prontuário vai cruzar informações tanto do cadastro único como do serviço de convivência, tanto do PAIF como do PAEFI. É de suma importância para o serviço da proteção básica e especial, já que o prontuário trará um sistema de coleta de dados que poderá ter informações cruzadas em qualquer lugar do país”, destaca.

A teleconferência teve a participação da Secretaria Nacional de Assistência Social Adjunta, Valéria Gonelli, do Diretor de Gestão da Informação Caio Nakashima e dos coordenadores do Departamento de Gestão do SUAS, Luis Otávio Farias, Karoline Aires Ferreira e Kamila Sato.

Meio eletrônico

O Prontuário Eletrônico Simplificado é um registro mais simples, rápido e fácil que permite aos operadores da política de Assistência Social registrar e compartilhar informações sobre o acesso das famílias e indivíduos aos serviços socioassistenciais.  Além disso, por meio do Prontuário Eletrônico Simplificado o técnico terá acesso a um amplo conjunto de informações já coletadas e registradas em outros sistemas. Anteriormente, o registro era feito em meio físico (papel).

 

A assistente social Márcia Valéria, técnica do CREAS Viver Legal, acha que o prontuário vai agilizar o atendimento. “Eu acredito que vai agilizar bastante o atendimento até porque as famílias que atendemos na especial são vitimas de violência que necessitam de atendimentos e encaminhamentos mais ágeis, pois caso as famílias já sejam contra-referenciadas do CRAS teremos todas as informações e não precisaremos interrogá-los novamente sobre a mesma situação vivenciada”, comenta.

Em sua nova versão, o Prontuário Eletrônico permite a inserção de informações sobre: formas de acesso à unidade no primeiro atendimento; inserção/desligamento no acompanhamento familiar PAIF OU PAEFI e nos serviços de medidas socioeducativas; históricos de atendimentos; e encaminhamentos realizados.  “Vamos pode dar um diagnóstico melhor para a realidade do atendimento porque vão ter detalhes de habitação, renda, número de pessoas na família”, afirma a psicóloga e técnica do CRAS Risoleta Neves, Luana Jesus.