A Saúde de Aracaju está em alerta para eliminar focos e criadouros do mosquito transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya. No sábado, 31, foi realizada mais uma força tarefa no bairro Getúlio Vargas, ação que contou com a participação de cerca de 30 agentes de endemias e resultou na visitação de 540 imóveis. Conforme o coordenador de campo do Programa Municipal de Combate à Dengue, Elielson Lima Rodrigues, a força tarefa permitiu a intensificação dos trabalhos preventivos na área onde nas últimas semanas houve registro de cinco casos de dengue.
Lima Rodrigues reforça que as equipes têm atuado de forma constante naquele bairro. “Além das visitas rotineiras, os agentes realizam a busca de focos e fazem a aplicação do fumaçê costal, inseticidas e tratamento químico em locais favoráveis a presença do mosquito”, explicou.
O coordenador reforça que, para que o combate seja eficaz, cada morador deve colaborar com as equipes, mantendo quintais limpos e organizados com garrafas e recipientes guardados de cabeça para baixo. As lavanderias, tanques e reservatórios de água devem permanecer tampados ou cobertos com telas de proteção e devem ter as paredes internas higienizadas com escovas, de modo a impedir que ovos depositados pelo mosquito fiquem grudados nas paredes internas.
Os próximo bairro a receber a força tarefa pode ser Ponto Novo. A escolha dos locais onde acontecem as ações é feita a partir do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) e do número de casos confirmados na região. O objetivo é atuar de forma rápida em locais que apresentam alguma condição favorável à epidemia.
Dia “D”
Já neste sábado, dia 7, a Saúde de Aracaju estará mobilizada no Dia “D” de combate a Dengue e Chickcungunnia. Na data, acontecerão diversas ações em vários pontos da cidade para orientar os moradores a respeito dos hábitos essenciais na prevenção do surgimento de novos focos.