Secretário de Comunicação esclarece cancelamento do Carnaval

Comunicação Social
02/02/2015 13h21

Na última quarta-feira, dia 28, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) divulgou o que seria a programação do Carnaval de Todos os Ritmos, na Orla de Atalaia. Após essa divulgação, porém, ocorreram algumas manifestações contrárias à realização da festa na Passarela do Caranguejo.

"Primeiro, alguns moradores procuraram a Prefeitura para manifestar descontentamento e solicitar a suspensão da festa, pois, segundo eles, geraria muito incômodo aos residentes do local. Eles informaram que estariam procurando o Ministério Público para que providências fossem tomadas", disse o secretário municipal da Comunicação Social, Carlos Batalha.

Na quinta-feira, dia 29, o Ministério Público, através do ofício nº 016/2015, assinado pela promotora Mônica Antunes Rocha da Silva,  notificou a Secretaria Especial da Cultura/Funcaju para comparecer àquela promotoria no dia 4 de fevereiro, às 10h, para tratar do Carnaval na Orla de Atalaia.

"A Abrasel enviou ofício pedindo que as vias que dão acesso à Passarela do Caranguejo não fossem fechadas, pois causaria prejuízo aos bares e restaurantes. Consultada, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou ser impossível o atendimento do pleito, visto que os fechamentos teriam que ser feitos com antecedência, na sexta-feira de manhã, só reabrindo na Quarta-feira de Cinzas", explicou Batalha.

"Junto a isso, a Prefeitura foi surpreendida, no dia 30, com a queda brutal da arrecadação, o que fez com que, pela primeira vez, o pagamento da totalidade dos servidores fosse transferido para esta semana", completou o secretário.

Analisando todos esses os fatores, visando não prejudicar a população ou empresários, e devido à situação financeira do município, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, decidiu pelo cancelamento da festa. Entretanto, todo o apoio da Prefeitura aos cerca de 100 blocos de rua está mantido.