No dia 23 de fevereiro serão iniciadas as aulas do ProJovem Urbano. Como parte das atividades, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), fará uma reunião com educadores e merendeiros selecionados. O programa destina-se aos jovens alfabetizados na faixa etária dos 18 aos 29 anos de idade que não concluíram o ensino fundamental. O aluno que frequentar regularmente as aulas tem direito a um auxílio mensal no valor de R$ 100,00.
A reunião com os educadores será realizada no dia 10 de fevereiro, a partir das 18h30, na Escola de Ensino Fundamental Antônio da Costa Melo, que fica localizada no bairro Getúlio Vargas, próximo ao Ceasa. Já a reunião com os merendeiros será no dia 12 do mesmo mês, a partir das 17h, no mesmo local.
Além de incentivar o retorno aos estudos básico, o ProJovem Urbano oferece qualificação profissional. "O ProJovem urbano vem resgatar o aluno que não conclui o primeiro grau. Além de sair com o primeiro grau completo, ele também sai com uma formação profissional, que geralmente é iniciada pelo Senac. O programa dura um ano e seis meses, com aulas à noite", explica a coordenadora pedagógica do ProJovem Urbano, Maria Madalena Menezes.
A Prefeitura de Aracaju iniciará o ProJovem em dois núcleos, com a meta de formar cerca de dois mil alunos. Toda a parte estrutural será garantida pela PMA, que disponibilizará ainda professoras formadas, chamadas de acolhedoras, para cuidar dos filhos dos alunos, caso não tenham com quem deixar. "Os alunos também recebem gratuitamente o material didático, merenda e transporte gratuitos para alguns bairros, a exemplo das unidades localizadas nos bairros, como para o núcleo José Carlos Teixeira, que fica localizado no Mosqueiro, e que tem muitos alunos que moram na Coroa do Meio, então o ônibus levam esses alunos até o núcleo, e os trazem de volta", ressalta a coordenadora.