Centro de Treinamento da GMA recebe Torneio de Futsal dos CAPS

Guarda Municipal
05/02/2015 10h35

O Centro de Treinamento da GMA foi o local escolhido pela Secretaria de Saúde de Aracaju para a realização do "Torneio de Futsal dos Centros de Atenção Psicossocial de Aracaju (CAPS): Taça Elizabete Salustiano dos Santos", que teve início na quarta-feira, 04 e segue até a sexta-feira, 06. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejesp) e reúne cerca de 80 adolescentes e adultos atendidos pelas unidades.

A parceria entre o CT-GMA e a Rede de Atenção Psicossocial de Aracaju foi firmada em abril de 2014 e de lá para cá os usuários dos CAPS tem praticado diversas modalidades oferecidas pelo Centro. Lá eles têm a oportunidade de fazer natação, hidroginástica, futsal, judô e boxe chinês. O objetivo é promover a inclusão social de jovens e adultos através do esporte.

O coordenador do CAPS Liberdade, André Calazans, explicou que a ideia do torneio surgiu do desejo de integrar essas unidades. "Todos os Centros realizam oficina de futebol e então pensamos em reunir o pessoal. Não é um momento de competição, mas um período de integração, de trocar experiências, de aprender com os outros. Além disso, quem não joga vem prestigiar e acaba havendo uma união. A parceria com a GMA vem gerando bons frutos e com certeza mais coisas boas virão por aí", disse.

Para o coordenador do CT, GM Fábio André, a inclusão dessas pessoas é um avanço na forma como eles serão percebidos pela sociedade. "Vejo essa parceria como um progresso, pois uma instituição que teria características de se distanciar de grupos como esses, está fazendo justamente o contrário, colaborando de forma decisiva para a reinserção desses pacientes no convívio social. Hoje já podemos perceber uma mudança significativa na personalidade daqueles que são atendidos por esse projeto", afirmou Fábio.