CCZ busca focos do mosquito transmissor da Leishmaniose no bairro Palestina

Saúde
05/02/2015 13h58
Início > Noticias > 63625

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Aracaju estão realizando ações de visita domiciliar, coleta de sangue de cães com suspeita de Calazar e mapeamento de ambientes favoráveis à presença do mosquito transmissor da Leishmaniose no bairro Palestina. As atividades foram iniciadas após o registro de um caso humano da doença nas imediações da rua Paulo Luduvice Menezes e seguem acontecendo até a sexta-feira, 6.  

Moradores que têm aberto as casas para a visita das equipes e elogiado o trabalho combate e prevenção promovido pelo CCZ. Este é o caso do aposentado José Siqueira, que mora há 42 anos no bairro. Ele mostrou o quintal da casa aos agentes de endemias, relatando que o local é utilizado para criar galinhas e recebeu a instrução de organizar e limpar o local para evitar acúmulo de matérias orgânicas favoráveis à reprodução do mosquito. "Vejo que é uma doença cuja prevenção devemos levar a sério. Acredito que essa visita dos agentes é uma ação importante" disse. 

Conforme o apoiador de campo do CCZ, Daniel Siqueira, as visitações são um procedimento de rotina iniciadas quando há registros de caso de Leishmaniose. "Primeiro a Saúde de Aracaju dá apoio, orienta e acompanha a situação do paciente, verificando como está a progressão da doença. Logo em seguida as equipes do CCZ  atuam para eliminar os focos do mosquito, prevenindo que mais pessoas fiquem doentes", explicou.

Daniel Siqueira reforçou que as instruções passadas para os moradores sobre hábitos necessários para evitar focos do vetor da doença são fundamentais para que o combate seja eficaz. "Os moradores devem evitar acúmulo de lixo, entulho e matérias orgânicas, como folhas nos quintais. Quem cria galinhas, cães, gatos ou outros bichos deve sempre manter os recintos bem higienizados", afirmou.

Conforme o apoiador de campo, no final da tarde e início da noite, as equipes fazem a instalação de armadilhas para captura do mosquito transmissor e indicação de pontos que receberão aplicação de inseticidas.