Idosos recebem orientação sobre diabetes na USF Edézio Vieira

Saúde
05/02/2015 14h05

Palestra para orientação e prevenção do diabetes. Foi com esta atividade que começou a manhã desta quinta-feira, 5, para usuários da Unidade de Saúde da Família (USF), Edézio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos. A palestra marcou a abertura das ações com o grupo de idosos assistidos pela unidade, neste ano de 2015.

Segundo o enfermeiro da USF, Mouríso Júnior, o que motivou a escolha do tema diabetes já na primeira palestra do ano foi a identificação de vários idosos na região, que têm a doença. "Identificamos nesta área, vários idosos com amputações decorrentes do diabetes, muitos deles com o índice glicêmico descompassado, e hoje aqui estamos buscando orientá-los para que, com simples cuidados, se evite chegar nas extremas complicações da doença", ressaltou Mouríso.

A aposentada de 73 anos, Maria da Conceição Silveira, atendeu ao convite da agente de saúde da sua área e veio pela primeira vez participar do grupo de idosos. "Eu já recebi o convite várias vezes e não vinha por preguiça, mas este ano quero estar mais envolvida nas atividades do posto", disse a aposentada.

Melhorar a qualidade de vida dos usuários é um dos principais objetivos da USF, segundo a gerente da unidade, Ana Carolina de Sá. "O grupo de idosos conta com acompanhamento de psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, além de outros profissionais e o que norteia o tema das palestras são enfermidades que normalmente são comuns a essa faixa etária, então, promovemos esse tipo de atividade para que também o usuário esteja cada vez mais próximo e acolhido dentro da nossa unidade", afirmou.