Superintendente participa de audiência pública sobre tarifa do transporte público

Transporte e Trânsito
05/02/2015 16h35

Para manter a sua política de transparência nas ações durante a gestão, o superintendente de Transportes e Trânsito, Nelson Felipe da Silva Filho, participou de audiência pública promovida pelo Movimento Não Pago, nesta quinta-feira, 5. Na pauta, o aumento da tarifa do transporte público em Aracaju. A audiência aconteceu no auditório do Sindiprev/SE e contou com a participação de diretores do órgão, da secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, integrantes do Movimento, representantes da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e sociedade civil.

Durante a audiência pública, a mesa diretiva, composta pelos ativistas do Não Pago, Demétrio Varjão e Flávio Marcel, pelo superintendente da SMTT, Nelson Felipe, e a representante da OAB, Emiliana Bezerra, teve oportunidade de fala. O superintendente explicou a planilha que justifica os gastos e, consequentemente, o aumento no valor da passagem de ônibus para R$ 2,70. Após isso, a palavra foi franqueada às pessoas do auditório.

 De acordo com a representante da OAB, Emiliana Bezerra, a população deve sempre participar de encontros em que sejam discutidos assuntos ligados diretamente a ela. "Diante de todo esse debate, reintero a minha posição inicial do quanto é saudável a discussão desses temas com a participação da comunidade", disse.

Militante do Movimento Não Pago, Flávio Marcel, reconheceu a iniciativa de diálogo da gestão de Nelson Felipe na SMTT e disse que "é sempre importante escutar todos os lados e hoje aqui houve isso. Tudo o que foi dito, será levado em consideração por todos, acredito, e creio que o que foi debatido será transmitido à população para que ela tome consciência do que aconteceu aqui", enfatizou.

 Um dos participantes da assembleia foi o professor de inglês, Oliver McAdam. Hoje, residente em Aracaju, o estrangeiro avaliou o serviço de transporte público da cidade. "A audiência foi para ouvir as opiniões de todo o mundo. Não vamos chegar a um ponto final agora, mas serviu para abrir a discussão. Pelo nosso lado, foi colocar o ponto que a SMTT não faz as exigências que precisa e prezar a qualidade no serviço", falou.

 Sobre a melhoria na frota do transporte público, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, apontou números que comprovam que a gestão tem trabalhado para isso. "Oitenta por cento dos nossos ônibus já são adaptados para deficientes físicos. A maior quantidade de linhas de ônibus está distribuída no bairro Santa Maria; a segunda é no Augusto Franco. Temos, no total, 555 veículos cadastrados na frota do transporte público. Duzentos e cinquenta deles são novos. Nenhuma outra gestão fez isso. Isso não é respeito? Isso não é trabalho?", questionou.

 Ele falou também sobre um dos problemas enfrentados pela SMTT, no que se refere à depredação. "Como podemos justificar atos de vandalismo contra o patrimônio público? Muito das nossas verbas são gastas com a reposição de itens que foram roubados ou depredado de alguma forma. A população precisa nos ajudar e, acima de tudo, a ela própria, pois os projetos e intervenções que fazemos são destinados a ela", encerrou.