Vigilância Epidemiológica realiza reunião para enfermeiros de hospitais públicos e privados

Saúde
05/02/2015 17h28

Na tarde desta quinta-feira, 5, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Aracaju (Covepi), realizou no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos, uma reunião com os enfermeiros e técnicos dos hospitais das redes públicas e privadas. O objetivo foi capacitar os profissionais sobre as doenças epidemiológicas como sarampo, rubéola, tuberculose e hanseníase, fazendo com que eles fiquem atualizados sobre como notificar casos suspeitos das doenças.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, as reuniões acontecem mensalmente para facilitar o trabalho dos enfermeiros nas redes públicas e particulares. "Nós trazemos alguns temas para relembrar aos profissionais alguns termos técnicos e informações importantes para registrar algumas doenças, como por exemplo, os agravos de notificação compulsória. A reunião também aproxima os profissionais, pois nós não temos como capacitar todos os profissionais dentro dos seus serviços, então eles serão multiplicadores dessas orientações", explica.

A coordenadora ainda destaca que a reunião é importante para firmar parcerias e mostrar aos profissionais que a Vigilância Epidemiológica está a serviço de qualquer rede. "Precisamos trazer para eles a percepção de que a vigilância presta qualquer assistência técnica tanto para a rede pública como para a rede privada. Esse reconhecimento é importante para melhorar as relações com todos os serviços".

Para a enfermeira do Hospital Gabriel Soares, Tatiane Negrão, essas reuniões começaram há mais de dois anos e facilita o trabalho dos hospitais particulares com a própria vigilância epidemiológica. "Com as reuniões a gente consegue fazer um acompanhamento dos pacientes de uma maneira mais eficiente e essa proximidade tem facilitado muito o trabalho da gente, tanto quando precisamos de medicações como também para fechamentos de casos suspeitos de algumas doenças. Isso facilitou os serviços e as relações entre os hospitais com a vigilância", afirmou.

Estiveram presentes os representantes das UPAs Zona Norte (Nestor Piva) e Zona Sul (Fernando Franco), do Hospital Universitário, do Hospital de Urgência de Sergipe, Hospital Primavera, Renascença, São Lucas, São José, Hospital do Coração, Hospital Gabriel Soares, Pimpolho, além das Maternidades Santa Izabel e Nossa Senhora de Lourdes.