Semfas leva crianças do Lamarão ao Centro Cultural de Aracaju

Assistência Social e Cidadania
05/02/2015 17h33

Cerca de 50 crianças e adolescentes que moram no bairro Lamarão tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre a história de Aracaju, nesta quinta-feira, 5. A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) levou os jovens, que compõem os grupos de convivência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Carlos Fernandes de Melo, para visitarem o Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão, Centro.

A coordenadora do CRAS Carlos Fernandes, Luciana Prado Menezes, destacou a importância de trazer às crianças e jovens uma nova realidade. "Muitos não têm acesso a esta opção de lazer porque não saem do Lamarão. Aqui, eles tiveram acesso a sala de cinema, teatro e a conhecer a história de nossa cidade. Em breve, pretendemos fazer novos passeios, levando-os a conhecer museus e, até mesmo, centros históricos. Daqui também iremos para o mercado municipal", conta Luciana.

Centro Cultural

Para maior segurança, parte das crianças visitou o Centro Cultural pela manhã e as demais pela tarde. Na companhia da coordenadora do CRAS e duas educadoras sociais, a criançada assistiu um desenho com produção sergipana que abordou temas da cultura local (Chegança e Parafuso) na sala de cinema da unidade. Logo depois, elas seguiram desbravando o prédio que conta com a Biblioteca da Cultura Sergipana Escritor Mário Cabral, tele centro, sala de cultura popular, museu, revistaria, Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, além de salas de oficinas e exposições.

O adolescente Daniel dos Santos, 13 anos, aprovou a iniciativa de incluir nas vivências do grupo atividades externas. "Espero que tenham mais atividades dessa, onde passeamos e também aprendemos", comenta. Já Alisson Vieira, 11 anos, estava atento a tudo que a guia falava sobre a história de Aracaju. "Foi muito bom poder vir para cá. Gostei muito daqui", revela.

O próximo passeio acontecerá amanhã, 6, com o grupo de idosos do Getúlio Vargas, vinculados ao CRAS Gonçalo Rollemberg Leite. O grupo irá visitar o Museu da Arte Sergipana.