Pacientes do Santa Maria elogiam horário estendido e participam de questionário

Saúde
05/02/2015 20h05

Moradores do bairro Santa Maria, atendidos nas Unidades de Saúde da Família Celso Daniel e Elizabeth Pita, participaram na noite desta quinta-feira, 5, da pesquisa de qualidade realizada pela Ouvidoria Itinerante da Saúde de Aracaju. A ação vem acontecendo nas nove USFs que trabalham em horário estendido (das 17 às 20) semanalmente.

Segundo avaliou a técnica da Ouvidoria, Marta Aragão, a população que vem preenchendo o questionário está demonstrando empenho em participar da avaliação. “Estamos colhendo as opiniões da população localizada na primeira região da Capital, mas depois iremos as demais localidades da capital. Faremos esse trabalho para que a Secretaria de Saúde de Aracaju tenha dados precisos sobre a necessidade do horário estendidos nestas unidades. Participam do questionário todos os pacientes atendidos das 17 às 20h”, contou.

Segundo Antônio Santos, o trabalho que a Ouvidoria Itinerante vem realizando será fundamental para traçar o perfil dos pacientes atendidos. “No meu caso, que trabalho o dia inteiro, essa extensão facilitou o processo de retomada do tratamento do meu calcanhar. Vejo que vem acontecendo uma maior atenção por parte dos funcionários da unidade em acolher todos os pacientes que procuram tratamento e isto nos deixa satisfeitos. Provavelmente o resultado deste questionário trará bons frutos”, avaliou o paciente.

Para Clemilda Ribeiro, o pouco tempo de espera para o atendimento lhe trouxe conforto e comodidade. Ela que já saiu da USF Celso Daniel levando consigo os medicamentos para o tratamento de sua saúde, enalteceu o empenho dos profissionais da unidade. “Faço questão de participar da avaliação, enquanto paciente, pois sei que isto melhorará os serviços oferecidos para a população. Só tenho a elogiar toda a atenção que recebi nesta unidade, desde a rapidez no atendimento até a atenção da Ouvidoria em ouvir nossa opinião sobre nosso acolhimento”, disse.

A mesma opinião foi apontada pela paciente Clivaneide dos Santos. Após ser atendida pelo médico de plantão, a dona de casa elogiou a dinâmica do atendimento noturno. “Foi rápido, desde a parte de avaliação com a enfermeira, até a hora da consulta. Já saí do consultório com os encaminhamentos e em breve realizarei meus exames. Este horário é muito bom para quem trabalha todo o tempo e não tem tempo para se consultar pelo dia. Vamos aguardar que os resultados do questionário da Ouvidoria tragam mais melhorias para nós”, frisou.

O médico Gilberto Dórea Dantas apontou que os atendimentos noturnos, na USF Celso Daniel/Elizabeth Pita aumentam cada dia mais. “Temos em média 20 atendimentos noturnos por cada médico. Em muitos casos são diagnósticos simples (verminoses, pele, faringite, gripes, crianças com problemas respiratórios, etc), porém a população vem procurando cada vez mais. A pesquisa, certamente, vai comprovar a necessidade de estender esse trabalho para as outras USFs”.

O trabalho da Ouvidoria Itinerante aproxima ainda mais o cidadão dos serviços prestados pela Saúde de Aracaju. “Não apenas estamos avaliando a situação do horário noturno, mas também conversando com os cidadãos, tirando dúvidas, explicando processos do atendimento e distribuindo panfletos com meios para que eles façam suas denúncias, críticas e elogios. A Ouvidoria está a serviço dos pacientes, pois é a ponte entre o atendimento e sistema administrativo. Até o início de março finalizaremos estes questionários e apresentaremos ao corpo diretor da Saúde de Aracaju, buscando sempre melhorar cada dia mais o nosso trabalho”, finalizou a coordenadora da Ouvidoria, Cláudia Oliveira Pardo.